terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A Luz


De novo lhes falava Jesus dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. João 8: 12.


A luz que ilumina o mundo é como o sol que nasce para todos, mas nem todos apreciam o sol. Muitos gostam da penumbra das sombras, do sombrio da noite e do profundo das trevas.
Por incrível que pareça quem mais gosta da luz são os insetos. Se a luz da sala estiver acesa, lá estão eles, se é a luz da área, para lá vão eles, se todas as luzes da casa são apagadas e fica somente a luz da rua acesa, para lá também vão eles. Realmente os insetos sabem e gostam de seguir a luz, não vivem em trevas.
Devíamos ter essa característica dos insetos, de seguir a luz, procurar por ela, ir até ela não importa o lugar ou a dificuldade.
Outro exemplo de seguir a luz é o girassol. Ele não se curva sobre seu próprio dorso e fica numa posição confortável, Mas se esforça para acompanhar o trajeto do sol e ficar o tempo todo sob o seu foco direto e retilíneo. O girassol não fica sob a sua própria sombra, vivendo nas trevas do seu eu, mas quer resplandecer com a luz que vem do alto.
Mas não basta seguir a luz como os insetos e como o girassol. Mesmo seguindo a luz, passamos por lugares difíceis, estreitos, sob penumbras de vales, dentro de túneis, aí precisamos de uma luz a nossa mão, como uma lanterna para iluminar o caminho dos nossos passos. Essa luz à nossa mão é a palavra de Deus.



Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmo 119: 105.


A saber a verdadeira luz, que vinda ao mundo, ilumina a todo o homem. João 1: 9.
Jesus, a Luz do mundo, tem uma caracteríscita especial. Ilumina a cada um pessoalmente. É como a luz dentro de um painel eletrônico, onde por causa dela, é possível ver o painel, por causa dela percebemos a existência do painel. Sem ela o painel ficaria apagado e para nada serviria. E quando Jesus está dentro da pessoa faz a pessoa resplandecer e existir de verdade.

Ou é como a luz de um consultório médico, onde mostra aonde está o defeito. È a luz sob a qual somos examinados e diagnosticados.

Ou ainda é como a luz de um flash fotográfico que nos faz ficar bem na foto, bem melhor do que aquilo que aparentamos na escuridão.


È a Luz que é Jesus que tudo faz por nós.

.

Nenhum comentário: