terça-feira, 25 de agosto de 2009

Simão Cireneu

Nada acontece por acaso na vida de uma pessoa. Tudo o que acontece tem uma mensagem de Deus, chamando, chamando, chamando...para junto Dele.


Para ser participante da Glória do Senhor, O Senhor chama primeiro para ser participante da sua cruz..

Quem negará a si mesmo? Quem perderá sua vida? Quem seguirá a Jesus? Quem tomará sua cruz?


O Pai poderia ter dado forças para Jesus carregar a cruz. O Pai poderia ter enviado anjos para sustentarem a cruz.. Ou poderia ter levado a cruz com a Sua própria mão.

Mas Deus escolheu escolher alguém para carregar a cruz de Jesus. Alguém que não apenas estava na hora certa no lugar certo, mas alguém que foi escolhido por Deus e teve sua vida mudada por causa disso.


Muitos não querem levar a própria cruz... e então, o que fariam se fossem chamados para levar a cruz de Jesus. O que você faria? Certamente o faria constrangido pelos soldados romanos, mas o que estaria em seu coração? Conformidade ou indignação???


E como o conduzissem, constrangendo um cireneu, chamado Simão, que vinha do campo, puseram-lhe a cruz sobre os ombros, para que a levasse após Jesus. Lucas 23: 26.

Simão Cireneu estava completamente alheio a tudo o que estava acontecendo em Jerusalém e sobretudo com Jesus. Não era com ele, não tinha nada a ver com a vida dele, mas Deus resolveu incluí-lo no programa de salvação, e fez isso usando a cruz.

E obrigaram Simão Cireneu, que passava,vindo do campo, pai de Alexandre e de Rufo, a carregar-lhe a cruz. Marcos 15: 21


Simão Cireneu apenas passava. Para ele Jesus era mais um criminoso a ser crucificado. Estava vindo do seu trabalho, não estava sequer preocupado com a festa da páscoa, tradição dos judeus que aconteceria dali a poucas horas quando entrasse o sábado às seis horas. Simão Cireneu não era judeu, não tinha nada haver com a história, mas foi o primeiro a ser impactado pela cruz de Cristo.


Em Marcos 15: 21 cita o nome de dois homens, Alexandre e Rufo, como referência posterior a Simão Cireneu, pois eram seus filhos. Isso significa que eles se tornaram pessoas influentes na igreja primitiva. Isso significa que eles tiveram suas vidas mudadas através da cruz. Da cruz de Cristo que Simão Cireneu carregou e sentiu em seus lombos.


Quando Simão Cireneu carregou aquela cruz, ele deve ter ficado muito indignado, pois foi obrigado a fazer isso. Mas algo muito forte mexeu com o seu coração. Ele não carregou somente a cruz. Ele viu Jesus de perto como ninguém viu. Viu o sangue, viu a dor, e isso nunca mais saiu do seu pensamento. A cada passo, os céus o acompanhava, e mesmo sem saber ou sentir nada naquele momento, ele caminhava para Deus, era o caminho da cruz de uma forma única, que somente ele teve o privilégio de viver.


Não sabemos exatamente a sua história depois da cruz. Mas seus filhos são testemunha da mudança da família, ainda mais considerando que naquela época todos seguiam as ordens e a direção do pai -O patriarca. Simão Cireneu pôde testemunhar da cruz

Será que nos dispomos a compartilhar da cruz?

...

5 comentários:

Anônimo disse...

SIMÃO DE CIRENE...
TEMOS CONSCIÊNCIA DE QUE NOSSO PAI ETERNO RESOLVEU AGRACIAR SIMÃO COM A OBRIGAÇÃO DE CARREGAR A CRUZ AUXILIANDO A SEU FILHO JESUS.
FOI PARA SIMÃO UMA GLORIA E O MAIS ALTO CARGO QUE RECEBEU NESTA VIDA.
TANTO É QUE VÁRIOS MILAGRES ACONTECERAM EM SUA VIDA. NO MESMO DIA EM QUE AUXILIOU JESUS E CONTINUARAM ACONTECENDO,SEUS E TODA FAMÍLIA PARTICIPARAM DA IGREJA CRISTÃ INICIANTE, FILHOS BISPOS ELE E ESPOSA PREGADORES E DIVULGADORES DAS OBRAS DO NOSSO SALVADOR E TANTOS OUTROS FATOS QUE TORNAN-SE DIFÍCIL DE AQUI RELATAR.EU CONFESSO SOU UMA PESSOA QUE ESTOU SEMPTRE TENTANDO SABER COMO SIMÃO FOI RECEBIDO POR JESUS QUANDO DEIXOU A VIDA TERRENA.TENHO EM MENTE QUE FOI UM DOS SANTIFICADOS E ELEVADO AOS CÉUS, PÓS DURANTE O TRAJETO ATÉ O GÓLGOTA FICOU EXTREMAMENTE COMOVIDO E TORNOU-SE AMIGO DA FAMÍLIA DE JESUS.

Anônimo disse...

negros naqueles dias eram considerados desalmados, DEUS PAI , não faz nada em vão.o primeiro participante da cruz foi justamente um negro.

walter disse...

Simão iria a festa da pascoa por que tinha o conhecimento das festas dos judeus,e alem mais da maior festa, que é pascoa.Até porque Simão é da descendência da Rainha de sabá com Salomão.

EVANGELISTA JOEL RODRIGO disse...

SIMÃO CIRENEU ERA DESCENDENTE DA RAINHA DE SABÁ COM O REI SALOMÃO...PORTANTO TINHA SANGUE JUDEU EM SUAS VEIAS E ESTAVA EM JERUSALÉM NO DIA 14 DE ABRIL DO ANO 33 DA ERA CRISTÃ PARA PARTICIPAR DA MAIOR FESTA DA RELIGIÃO JUDAICA...A PASCOA...ELE MIGROU DE CIRENE QUE FICAVA NO EXTREMO NORTE DA AFRICA PARA JERUSALÉM SÓ PARA VER O CORDEIRO PASCAL SER IMOLADO...MAS EXISTIA UM RITUAL A SER CUMPRIDO...ESTA CELEBRAÇÃO NÃO PODIA ACONTECER EM OUTRO LUFGAR DO PLANETA, SENÃO NO TEMPLO DE HERÓDES, QUE FICAVA AO LADO DA FORTALEZA ANTONIA ONDE JESUS FOI SURRADO PELA GUARDA PRETORIANA ROMANA...QUANDO JESUS SAI DA FORTALEZA ANTONIA CARREGANDO A CRUZ EM DIREÇÃO AO GOGOTA, AO MESMO TEMPO SIMÃO ENTRA EM JERESALÉM PELA PORTA DE DAMASCO QUE É A ÚNICA DAS 12 PORTAS QUE VEM DO CAMPO E SÓ PODIA ENTRAR NO TEMPLO PARA VER O CORDEIRO SE ESTIVESSE VESTIDO COM UMA TÚNICA DE LINHO FINO, BRANCA, SEM MANCHAS E NEM DESFIADA...ELE ENTRA PELA PORTA DE DAMASCO E VAI EM DIREÇÃO AO TEMPLO QUE ESTÁ NA CONTRAMÃO DO GOGOTA...QUANDO ELE VIRA A PRIMEIRA ESQUINA EM DIREÇÃO AO TEMPLO ELE DÁ DE CARA COM JESUS CARREGANDO A CRUZ E SENDO ULTRAJADO E HUMILHADO PELA MULTIDÃO E SENDO PROTEGIDO PELA GUARDA PRETORIANA PARA QUE AS PESSOSAS NÃO MATASSEM ELE ANTES DE CHEGAR NA CRUCIFICAÇÃO...SIMÃO ESTÁ INDO PRO TEMPLO RECEBER UMA GOTINHA DO SANGUE DO CORDEIRO PASCAL EM SUA VESTE BRANCA, QUE SIMBOLIZAVA A PURIFICAÇÃO DE SEUS PECADOS...HEHE...QUANDO JESUS CHEGA PERTO DELE, CAI AO SEUS PÉS E O SOLDADO DA QUARDA ROMANA GRITA COM SIMÃO DIZENDO PARA ELE AJUDAR A JESUS A CARREGAR A CRUZ....JESUS TODO ENSANGUENTADO, SIMÃO DEVE PENSAR: SE EU AJUDAR VOU SUJAR MINHAS VESTES E NÃO VOU PODER ENTRAR NO TEMPLO PRA VER O CORDEIRO PASCAL E NEM VOU RECEBER UMA GOTINHA DE SANGUE DA PURIFICAÇÃO DOS MEUS PECADOS...MAS MAL SABIA ELE QUE AQUELE HOMEM ERA O PROPRIO CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO E QUE JESUS NÃO IA SÓ DEIXAR UMA GOTINHA EM SUAS VESTES BRANCAS, ELE IA MANCHALA TODA DE SANGUE E IA MUDAR A HISTÓRIA DE VIDA DE SIMÃO CIRENEU ( PRA MIM, O HOMEM MAIS PRIVILEGIADO DA BIBLIA).

ASS: EVANGELISTA JOEL RODRIGO

victor vogel carvalhaes disse...

Jesus não morreu no ano 33, e sim no ano 30 dC, mas isso é um erro comum, devido a um atraso no calendário gregoriano.