segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Tomar Posse


Salmo 23: 1. O Senhor é o meu Pastor; nada me faltará.

A Palavra do Senhor não erra. Essa verdade é incontestável. Mas nós freqüentemente erramos no entendimento, na interpretação e na aplicação da palavra de forma prática e produtiva em nossas vidas.

O que é palavra precisa ser transformada em operação de milagres e essa transposição geralmente exige alguns elementos aos quais não queremos nos ater. Existem certas condições, sobretudo no que diz respeito à disposição do nosso coração para que as coisas aconteçam da forma que está prometida. É como o encontro da semente com a terra. A semente é a mesma, possui a mesma virtude, o mesmo poder de germinação, mas se encontrar uma terra dura, cheia de espinhos ou pedras não vai apresentar o mesmo resultado de crescimento e frutificação do que se encontrar uma terra boa e preparada, sulcada e regada.

E quando vislumbramos a palavra do salmo: “O Senhor é o meu Pastor; nada me faltará”, entendemos que é uma verdade eterna, mas que de nossa parte precisamos nos condicionar a ela e considerar alguns pontos vitais para realmente tomar posse dela. E tomar posse não se resume ao ato de fazer uma declaração profética ou ter uma convicção de fé puramente emocional ou mental. Tomar posse da palavra é aplicá-la de forma prática e viva. O Pastor somente é pastor de ovelhas. O Pastor não é pastor de cavalos, de porcos, de lobos, de cães. O Senhor é o Pastor. Não é alguém que aceitou o cargo pelos mais abrangentes motivos. Não é alguém que está prestando um favor nesta função. Não está ali para agradar ou para ser bajulado. Ele é Senhor e pronto. É Soberano e a ovelha precisa entender de temor, respeito, obediência e subserviência à Sua eterna vontade.

Nada me faltará corresponde a tudo aquilo que uma ovelha obediente precisa. A ovelha precisa apenas ser guiada pelas veredas da justiça, e todas as outras coisas lhe serão acrescentadas nesta caminhada segura e confiante no Senhor. Para que o Senhor seja o meu Pastor e nada me falte, eu preciso me enquadrar no conceito de ovelha. Eu preciso ter uma vida semelhante à vida de Davi, porque essa palavra surge de um profundo testemunho de vida e intimidade com Deus. Se eu tiver uma vida totalmente fora disso, ao declarar esse salmo, não passará de uma declaração vazia e sem valor espiritual.

Portanto o primeiro passo para fazer valer essa palavra na minha vida é ter fé. Contudo não posso esquecer que pela fé muitos conquistaram promessas, mas que pela mesma fé outros foram mortos, perseguidos, sofreram açoites, escárnios, enfermidades e prisões, e não abandonaram a fé, pelo contrário, permaneceram nela e se fortaleceram ainda mais na fé.

Mas a fé não tem um fim em si mesma, fé não é pensamento positivo, não é uma força para fazer as coisas acontecerem ao nosso favor. Fé é um relacionamento íntimo, contínuo, duradouro e especial com Deus. A fé não existe para conquistar coisas, mas para viver com dignidade as situações mais adversas da vida, sem blasfemar, sem chutar o balde, sem entregar os pontos.

Eu tenho que estar à altura da excelência da Palavra de Deus, para que Ele frutifique em mim a cem por um.

O mesmo se dá com a Palavra de Filipenses 4: 13, que todos gostam de declarar enfaticamente: “Tudo posso Naquele que me fortalece”. Em primeiro lugar essa palavra é uma expressão intima do coração de Paulo, é cheia de convicção, de fé real, vivida, do seu testemunho de vida. Qualquer pessoa sem intimidade com Deus que declarar esse versículo, vai parecer estranho e vazio, porque no primeiro momento de luta ela já desfalece e joga a palavra por terra. Mas se a pessoa tiver um testemunho semelhante ao de Paulo, uma fé semelhante, uma fibra semelhante, aí sim ela pode dizer com certeza e viver a plenitude e a realidade dessa palavra:

“TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE”

Toda palavra tem um contexto que não pode ser ignorado. Tem uma forma de entendimento e aplicação que requer algumas considerações e condições para ser aplicada com eficiência.

Os versículos anteriores (Fp 4:11-12) nos demonstram que para que a pessoa realmente “possa todas as coisas em Cristo que a fortalece”, ela precisa 1º) Aprender a viver contente em toda e qualquer situação. 2º) Saber estar humilhado, para não se revoltar, nem se reprimir ou desacreditar. 3º) Saber ser honrado, para não se envaidecer, nem menosprezar a honra. 4º) Tem que ter tido alguma experiência com Deus que o tenha provado.

“Tudo posso Naquele que me fortalece” – é o testemunho vivo de uma vida de entrega, de uma vida de fé sobrenatural. De uma vida de quem vai até o fim e não abandona o barco, ainda experimentando tantas coisas horríveis:

II Coríntios 11: 24-28. Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez. Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas.

Um comentário:

AFTB REALIZE O SEU SONHO disse...

Olá .
Conheci através do meu Pastor e venho lhe apresentar
É a AFTB.
Para aquisição de Casa Própria sem Juros.
A AFTB - Associação Frutos da Terra Brasil - é uma organização sem fins lucrativos, oficialmente reconhecida pelo Governo Federal como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que incorpora a responsabilidade social em todas suas ações.
1 – Sem Juros.
2 – Sem entrada.
3 – Sem comprovação de renda.
4 – Financiamento de 100% do imóvel.
5 – Financiamento em até 30 anos.
6 – Sem consulta Serasa, SPC.
Eu DESAFIO você a fazer as investigações que julgar necessárias antes da sua inscrição – foi isso que fiz para me sentir à vontade para recomendar esse projeto social . A conclusão que cheguei é que vale a pena. O produto da AFTB é tão bom, que foi NOTÍCIA no RedeTV! News, que é o principal telejornal da RedeTV!Sbt! e vários meio de comunicação.
Se você achar que é uma benção.
Para se cadastrar acesse a minha página na aftb.

http://www.redeaftbrasil.com.br/conhecaaftb

MEU Código é: 042886
Qualquer duvida adiciona meu msn prdenobrega@hotmailcom

Site: www.aftbrasil.org.br/