segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O Ovo



O ovo depois que vem à existência possui em si três destinos históricos possíveis.
O primeiro é o de cair e quebrar-se e findar a sua existência no chão como um pouco de lama. Esse é o destino que as vicissitudes da vida dão ao ovo.
O segundo é o de ser usado na cozinha ou em algum tipo de alimento. Esse é o destino que os homens dão ao ovo.
O terceiro é o de ser chocado, incubado e se tronar um ser que tem vida. Esse é o destino de Deus para o ovo.

É lógico que o ovo não tem vontade própria, nem capacidade de decisão para influir ou escolher o destino de sua existência. Mas eu quero transportar essa ilustração para a vida do ser humano, imaginando o ser humano como se fosse um ovo com personalidade, vontade própria e capacidade de decisão.
O se humano sem Deus, sem Jesus Cristo na sua vida é igual ao ovo na primeira hipótese, é aquele que não chega a lugar algum, é o ovo que por algum acidente ou incidente, cai, é despedaçado e perde a sua utilidade e essência de vida que possuía.

A segunda hipótese lembra o ser humano que tem alguma coisa de Deus, ou seja a pessoa que é religiosa, que tem uma vida de pensamento elevado e contatos sociais, mas não chega ao verdadeiro conhecimento de Deus, do Deus vivo, eterno e Todo poderoso. É a pessoa que acaba nas mãos do homens, envolvida com muitas doutrinas, preceitos, dogmas, enfim, afundada na religiosidade vazia que não conduz a Jesus Cristo o Salvador. São aqueles que até possuem uma posição de destaque entre os outros, que recebem dos próprios homens um ministério de homem, e até executam alguma obra importante mas não tem vida, a verdadeira vida que é Jesus.

O ser humano precisa ter vida de verdade, a vida de Deus. O ser humano de Deus é aquele que é chocado, é aquecido pelo calor e vive. É a vida vivida em Deus que glorifica o próprio Deus. Basta viver para Deus, conhecendo e prosseguindo cada vez mais no conhecimento de Deus.

O ser humano é o ovo. Deus nos criou para termos vida. E já que o ser humano é um ovo inteligente, que tem capacidade de decisão, por que se deixar levar pelos acontecimentos da vida, pelas ideologias dos outros, já que corre o perigo iminente de cair e quebra-se?
Por que se contentar com o envolvimento numa sociedade de coisas mundanas, humanas, religiosas sem o devido aproveitamento e aprovação de Deus?
Nós seres humanos, temos em Deus um destino profético de termos vida e vida em abundância na pessoa bendita do Senhor e Salvador Jesus Cristo. Deus criou o ser humano com um propósito especial e definido. Sermos de Deus.

Nenhum comentário: