domingo, 9 de junho de 2013

O Problema do sofrimento do ser humano



O problema do sofrimento é que o achamos grande demais, e a nós mesmos, vítimas fatais. Com um copo d’água apenas, fazemos uma tempestade e nos afogamos nela. Nos achamos o ‘patinho feio da lagoa’, o mais desprezado, o mais injustiçado, o único esquecido, e nos esquecemos que sofrimentos iguais aos nossos, e em alguns casos potencialmente piores estão se cumprindo pela nossa irmandade ao redor da terra.
Nenhum ser humano tem super poderes. Nenhum ser humano consegue ser o tempo todo inabalável. Até mesmo o ‘super-Paulo’ sentia-se debilitado, irritado, indignado, considerando ser melhor partir o quanto antes dessa vida.
Afinal, qual esperança que em algum momento não se desesperou? Qual confiança que numa certa brisa não desconfiou?
As fraquezas nos sobrevêm, nos assaltam a alma, tentam dominar a consciência e invadir todo o território do coração.
Somos fracos. Definitivamente somos fracos. Mas essa nossa fraqueza, reconhecida e depositada aos pés do Senhor torna-se o combustível da força que nos faz levantar. A mão de Deus não está encolhida. A mão de Deus não está escondida da nossa miséria e aflição.
E ela nos faz dar uma ‘grande volta por cima’ de tudo, dar uma olhadela para traz e achar graça na vida pelo fato do iminente e potente destruidor não ter nos destruído. Num paradoxo exuberante, tudo, tudo mesmo tem somente nos fortalecido.
Obrigado Jesus!

Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar;em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez. Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente a preocupação com todas as igrejas. Quem enfraquece, que também eu não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me inflame?
Se tenho de gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza.
2 Coríntios 11: 24-30.

http://osvaldoalves.blogspot.com/

Nenhum comentário: