sábado, 29 de março de 2014

Carta para uma ovelha vítima de um pastor estúpido



A minha tenda foi destruída, todas as cordas se romperam; os meus filhos se foram e já não existem; ninguém há que levante a minha tenda e lhe erga as lonas.
Porque os pastores se tornaram estúpidos e não buscaram ao SENHOR; por isso, não prosperaram, e todos os seus rebanhos se acham dispersos.
Jeremias 10: 20-21.

A tenda está destruída. A realidade fatídica é pungente. Mas já não interessa considerar o por quê a tenda foi destruída. Quem é o culpado, ou qual foi a causa. Não é de uma auditoria que se está precisando. Embora possa ser bastante útil conhecer as causas da ruína a fim de ser possível empreender de uma forma melhor uma reação consistente.
Mas a questão principal é que agora precisa-se de alguém disposto, alguém que se apresente para ajudar a levantar a tenda novamente. Alguém que não esteja paralisado, apático por conta dos antecedentes.
A tenda de madeira e concreto pode estar em pé, pronta. Mas e a tenda espiritual? Aonde estão os fincadores das estacas? Aonde estão os levantadores da lona? Aonde estão os puxadores das cordas? Por que a tenda ainda continua deitada, adormecida, como morta largada no chão?
Muitos pastores se tornam estúpidos, não buscam ao Senhor e a tenda cai. A obra não prospera. As ovelhas começam a se dispersar. Hoje é um que decide ir embora profundamente magoado, amanhã é outro ferido ou decepcionado com alguma coisa que poderia ter sido evitada. Quantos corações não são alcançados como deveria. Muitas vezes apenas uma explicação bastava, seguida por uma atitude ou decisão coerente e com respeito para com o ser humano da ovelha.
Quanta estupidez pastoral! Quando estúpido significa “com ignorância”, ou simplesmente “não receptivo”, “aquele que ao invés de ajuntar, espalha”.
Pastores que ficam entretidos em fazer experiências, testes humanos, ideias humanas, procurando meios de defenderem-se a si mesmos e pensar em formas de controlar as pessoas.
Mas essa é tão somente a constatação dos fatos. Não deve importar e ser peso ou barreira a estupidez existente e comprovada. Não deve importar o atual estado das coisas a retroceder o caminhar.
O que de verdade importa – é que Deus está procurando alguém. Homens e mulheres, jovens, anciãos, adolescentes. Deus está procurando alguém que deixe para traz toda a estupidez, que seja capaz de esquecer, perdoar e passar por cima de toda ela e se comprometa de todo o seu coração ao Senhor na urgente tarefa de levantar a tenda.
Por que a tenda não pertence ao pastor estúpido, embora ele esteja “tomando conta” dela. Por mais estúpido que seja o pastor – a tenda ainda pertence ao Senhor – e sempre pertencerá.
...
Há alguém pra ajudar a levantar a tenda do Senhor?
Há alguém para fincar as estacas?
Há alguém que possa usar toda a sua força para erguer as lonas? 
Há alguém que se doe por inteiro para esticar as cordas?
Há alguém com quem o Senhor Deus pode contar?
Você ovelha – você mesmo!
Você que muitas vezes é vítima de um pastor estúpido.
Porque a tenda pertence ao Senhor!
...
http://osvaldoalves.blogspot.com/

Nenhum comentário: