domingo, 30 de março de 2014

Ovelha aos olhos do Bom Pastor


Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu estou contra os pastores e deles demandarei as minhas ovelhas; porei termo ao seu pastoreio, e não se apascentarão mais a si mesmos; livrarei as minhas ovelhas da sua boca, para que já não lhes sirva de pasto.
Ezequiel 34: 10.

Cada ovelha é especial, com suas particularidades, personalidade, individualidade. Cada ovelha apresenta problemas, diferença de comportamento, de pensamento, de sentimento, e inúmeras incompatibilidades. Cada ovelha tem um sonho, um objetivo, um propósito, um desejo diferente das demais ovelhas e também diferente do sistema no qual está inserida e faz parte. E todas essas diferenças tem que ser adequadamente conciliadas.
Porque com todas as diferenças, de aspecto ou propósito, de nível de ação ou espiritual, ou grau de comprometimento, todas as ovelhas tem algo em comum – são ovelhas do Bom pastor. Cada ovelha não é mais uma na manada. Cada ovelha é uma cria, um projeto, um sonho, “o amor” do coração do Bom Pastor.
Cada ovelha precisa ser amada, compreendida, considerada, incentivada a crescer. Cada ovelha precisa ser respeitada, tratada, não como mais uma ovelha do pasto, não como mais um número na estatística ao contar na porta do aprisco, ou melhor, na lista dizimal. Não como um elemento que se pode manipular – mandar e desmandar ao bel prazer.
Aos olhos do Bom Pastor ovelha não é cavalo para arrear e um outro qualquer montar. Aos olhos do Bom Pastor ovelha não é cobaia para fazer-se experimentos com elas. Ovelha que é ovelha – é ovelha.
Ovelha é alimentada com pasto verdejante – não com qualquer baguá. Ovelha precisa encontrar descanso não tribulação causada por má direção.
“Algumas ovelhas podem até ser uma daquelas ovelhas problemáticas que toda igreja tem”.
Mas foram colocadas ou deixadas ali para testar se o pastor tem realmente um coração de pastor. Ou para que o pastor possa exercitar-se na prática do discernimento e tomada de decisão correta.
Ovelhas sadias, de boa formação, ótima instrumentalidade e contribuinte todo e qualquer pastor quer. As doentes, fracas, feridas, machucadas e raivosas o Bom Pastor quer tratar. Aliás foi para estas que Ele veio. E se num aprisco qualquer esse tipo de ovelha não é bem vinda, e ali não pode estar, certamente O Bom Pastor ali também não estará.
Pense nisso Pastor! E veja uma ovelha com os olhos do Bom Pastor.

http://osvaldoalves.blogspot.com/

Nenhum comentário: