terça-feira, 6 de maio de 2014

O exemplo da formiga não é só para o preguiçoso, mas também, para quem, cujo líder deixa muito a desejar


As formigas não tem supervisor, nem oficial, nem governantes para dar ordens, e mesmo assim trabalham durante o verão ajuntando provisão para o inverno. Provérbios 6: 6-7.

A formiga não espera nada do seu líder, ela sabe que não pode contar com ele, que não pode ter o seu conselho, o seu apoio, o seu ombro amigo, a sua palavra doce. Ela sabe que não pode contar com o seu ouvir. A formiga sabe que para o seu líder ela não pode compartilhar seus sonhos, seus planos, seus projetos, suas decepções ou frustrações. Ela sabe que o seu líder não existe.
         As formigas não fazem uma reunião todas as manhãs para ouvir do líder a orientação para o dia. Elas não perguntam ao líder aonde devem ir, como devem proceder, ou que direção tomar. Não perguntam que tipo de folha devem trazer, e qual o tamanho que se lhes permite carregar.
Se as formigas porventura algum dia se reunissem em volta de uma mesa e olhassem para a cadeira do líder, veriam que ele não estaria lá. Poderiam esperar, achando que, quem sabe, ele estaria atrasado por conta de algum imprevisto, mas o tempo passaria e ele nunca, jamais chegaria. Mas elas não são tolas assim. Elas aprenderam que o seu líder não existe.
         Triste coisa é esperar pelo líder e ele não vir. Triste coisa é esperar um apoio, uma oportunidade e ela nunca existir. Triste coisa é contar com um ombro amigo, com uma palavra de incentivo e ela também não existir. Mas a formiga aprendeu a superar todas as tristezas da vida!
         A formiga superou toda essa expectativa humana, toda expectativa sentimental. A formiga superou a carência sentimental, espiritual e física. Ela simplesmente não espera por nada dessas coisas. Ela não espera no homem, ela não espera na formiga e nem no super-formigão, ela espera no Criador por que sabe que com Ele se pode contar.
         A formiga é resolvida, é decidida, é sarada. A formiga pensa de si mesma “eu sou mais eu”, eu me entendo com o meu Criador. Sei o que fazer, não estou à deriva. Sei o que fazer por instinto, por inspiração do meu Criador. Ele é o meu Deus.
A formiga sabe o que fazer. Ela sabe aonde ir e vai. Se precisar ela forma sua equipe com outras iguais a ela. Voluntários aparecem para ajudar por causa do seu carisma, ou da obra que julgam digna. Irmãos que voluntariamente se ajuntam e ajudam a carregar a folha mais pesada do que ela. Não espera por chefe, não espera por comandante, não espera por líder, não espera por pastor. Tudo o que precisa, tem, recebeu do Criador.
...
         Às vezes você mulher espera pelo ‘homem da casa’ e não tem. Você homem espera pela ‘mulher sábia que edifica sua casa’ e não tem. Você espera, procura pelo líder, pela pessoa que devia tomar a frente nas coisas e não tem. Você espera pela palavra de incentivo e vem uma palavra estúpida. Você espera uma chance, uma oportunidade e não tem, ela nunca, nunca vem.
         E aí formiga? O que você vai fazer? Continuar esperando o que você mesmo sabe que não tem?
         Vai você mesmo formiga, não espere mais por ninguém. Você sabe o que fazer para vencer. Você tem a força. Você tem a capacidade. Você tem o dom pra fazer exatamente ‘aquilo’ que o Criador te deu o dom pra fazer.
         A formiga sai da toca, enfrenta o desconhecido, aproveita o tempo propício do verão, se esforça, vai longe e traz sobre o seu próprio lombo a sua folha, a folha que ela precisa. A força, a orientação está dentro dela. Está dentro dela da mesma forma que está em você.
         Ele está em você. O Espírito Santo se move em você. E é Ele que faz a diferença.