sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja que é de Jesus Cristo



As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja que é de Jesus Cristo

Mateus 16: 18.
"Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela."
           
            Jesus lançou uma pergunta aos discípulos para ver o que eles iriam dizer. A pergunta foi: Quem diz o povo ser o Filho do Homem? As respostas foram as mais variadas. Uns diziam que era Jeremias, Elias, João Batista ou algum dos profetas. Então Jesus se vira diretamente para os discípulos e lhes pergunta: - E vós, quem dizeis que eu sou?
            Simão Barjonas respondeu primeiro de forma clara e acertada. Não houve tempo para que outro discípulo respondesse antes. Provavelmente também eles dariam respostas diferentes e sem nexo. Mas a resposta de Simão foi categórica. – Tu És O Cristo, O Filho do Deus vivo! Então Jesus disse que Simão havia recebido uma revelação do Pai. Jesus ficou contente com Pedro ao ver que Pedro estava centrado no caminho e lhe entregou algo fantástico ao apontar para Simão e dizer:
            Também eu te digo que tu és uma pedra. A seguir apontando para si mesmo Jesus continuou dizendo: e sobre esta Rocha edificarei a minha igreja.
            A igreja não é e não pode, ou seja não há condições de ser edificada sobre uma pedra. Mas sobre uma Rocha aí sim há espaço, estrutura e firmeza para se construir a igreja. Pedro, uma pedra, é pequeno, o diferencial é que é uma pequena pedra à semelhança da Rocha. Assim sendo, Pedro também levaria em si um pouco da igreja.
            Então Jesus termina dizendo que: as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja. A idéia de portas do inferno se refere a aberturas na terra de onde se acreditava sair os demônios. Porta também tem como referência o local onde as pessoas se reuniam, trocavam informações e tomavam decisões. Porta ainda faz uma referência a um determinado lugar fechado, uma prisão de criaturas loucas para sair detonando tudo.
Dessa forma, as portas do inferno significam uma investida do inferno, um plano elaborado, uma decisão tomada, uma iniciativa iniciada e colocada em ação contra a igreja. Significam atos revolucionários e desesperados do inferno. Porém a igreja construída sobre a Rocha, edificada no fundamento perfeito que é Jesus Cristo, essa igreja é resistente, é forte, é inabalável.
A igreja de Jesus não teme o inferno e suas portas. Não teme seu fluxo, seu envio de principados e potestades. Não teme suas investidas, não teme seus propósitos, não teme seus planos. E ainda que tudo isso seja feito e seja lançado contra a igreja de Jesus, ela não cai, porque está edificada sobre a Rocha que é Jesus Cristo.
Uma coisa importante, porém, é necessário observar. Uma igreja para ser verdadeiramente edificada sobre a Rocha que é Jesus, uma igreja que seja e que pertença a Jesus é aquela igreja que faz o que Jesus manda, e que é como Jesus Cristo quer que ela seja. Uma igreja missionária, uma igreja que ama, uma igreja que ora, uma igreja que adora, uma igreja que prega e preza a palavra.
Não uma igreja de eventos ou tipo clube social. Não uma igreja dividida, cheia de dúvida, de inveja, que enterra os verdadeiros talentos e faz sobressair as demonstrações de todo tipo. Não uma igreja que faz escolhas com parcialidade e pende para determinado tipo de pessoa ou família influente.
É possível ter igreja de Jesus Cristo, a qual Cristo é o cabeça. E é possível ter igreja de homens entretendo homens e voltada para a realização dos sonhos dos homens. É possível ter uma igreja missionária, voluntária, ativa e construtiva, como é possível ter vários outros tipos de igrejas voltadas para os mais variados fins. É possível ter igrejas espirituais e igrejas sociais. Tudo é possível ao que crê.
Quando o líder da igreja crê que a igreja deve ser de tal modo, então ele conduz e constrói a igreja daquele modo, a seu modo. E trabalha para convencer e engajar os outros naquele modo. Tomas decisões voltadas a valorizar sempre o seu modo. E assim há igrejas de Jesus Cristo como há igrejas de homens. Assim há igrejas edificadas sobre a Rocha e há igrejas edificadas sobre a areia, sobre a lama, sobre o vento, sobre a terra, sobre a calçada da fama, sobre qualquer lugar.
A igreja edificada sobre a Rocha sempre é o alvo das reuniões e investidas do inferno. Porém as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Essa é a certeza, essas são palavra de Jesus Cristo sobre a sua igreja e para a sua igreja. 

Nenhum comentário: