sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

O maior seja o menor



Lucas 22
24 Suscitaram também entre si uma discussão sobre qual deles parecia ser o maior. 25 Mas Jesus lhes disse: Os reis dos povos dominam sobre eles, e os que exercem autoridade são chamados benfeitores. 26 Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve.

         Quem é o maior. Essa é a maior questão, a maior discussão de todos os tempos no coração do ser humano. Os discípulos de Jesus naquela época eram sinceros o bastante para discutir isso abertamente. Hoje em dia essas coisas são muito bem clamufadas pela hipocrisia. No entanto ainda é a discussão mais difundida no coração  dos discípulos de Jesus, também hoje.
         O ser humano quer dominar o outro, gosta de exercer a primazia, a autoridade. Não estamos muitos dispostos a servir no ministério do outro, a colaborar com o projeto do outro, a ajudar a levantar o outro. Queremos nos levantar a nós mesmos e exigimos para isso, a ajuda do outro, a servidão do outro. Queremos apoio, procuramos apoio, mas apoiar, oferecer apoio é quase sempre uma outra história bem diferente.
         Não pensamos duas vezes em nos tornar competidores dos nossos irmãos. Criamos um projeto igual, apenas com um nome diferente. Inventamos disfarces, tentamos driblar a consciência, desaceleramos o passo, abandonamos a colaboração, torcemos para que o projeto do outro acabe apenas para colocar no lugar o nosso.
Desejamos ser reis de multidões, dominar sobre as pessoas, exercer autoridade sobre elas e ainda ser reconhecidos como benfeitores. Nesse sentido, nosso coração está completamente no mundo. O que somos – pessoas completamente despreparadas para exercer a liderança.
         Pensamos que a nossa opinião é a correta, que o nosso jeito de fazer as coisas é o melhor, o perfeito. E raramente nos dispomos a reconhecer nossos erros. Afinal, pensamos ser o maior e possuir o direito de comandar.
         Porém Jesus Cristo disse: Vós não sois assim. Vós, não deveis ser assim. Pelo contrário – o maior entre vós, seja como o menor. E o que dirige, o que governa, seja aquele que mais serve.
         Servir – tem se tornado uma tarefa perdida no tempo. Cada um que se vire. Self service em todos os lugares. À primeira vista parece ser um atrativo servir-se a si mesmo, mas no fundo é para dispensar os servos. Cada vez mais, há menos disposição para servir. E isso que está disseminado no mundo também afeta a igreja, adentra a igreja a mesma filosofia que Jesus procurou combater, que naquele tempo já contaminara o coração dos discípulos.
         É um grande mal. O maior mal do coração dos discípulos – o desejo de ser o maior, de parecer o maior, no entanto, destituído da disposição de servir.
         O maior entre vós seja como o menor, o líder seja aquele que serve. Que sejamos transformados em nossa maneira de viver. Que possamos rasgar o nosso coração diante de Deus a fim de sermos sarados. Que o Senhor nos cure, nos transforme. Que tomemos a firme decisão de sermos diferentes.
         Sermos o menor e jamais desejar ser o maior. Porque O Maior é Cristo.

Nenhum comentário: