domingo, 14 de janeiro de 2018

As parábolas de Jesus sobre o Reino dos céus em Mateus capítulo 13



Salmo 78: 1-2.
Escutai o meu ensino, povo meu; inclinai os vossos ouvidos às palavras da minha boca. Abrirei os lábios em parábolas e publicarei enigmas dos tempos antigos.

Salmo 49: 1-4.
Ouvi isto, vós todos os povos; inclinai os ouvidos, todos os habitantes do mundo, quer humildes quer grandes, tanto ricos como pobres. A minha boca falará a sabedoria, e a meditação do meu coração será de entendimento. Inclinarei os meus ouvidos a uma parábola; decifrarei o meu enigma ao som da harpa.

Oséias 12: 10.
Também falei aos profetas, e multipliquei as visões; e pelo ministério dos profetas usei de parábolas.   

A parábola

1. É atraente e, quando completamente compreendida, é mais fácil de lembrar. É de grande ajuda à memória.
2. Presta grande auxílio à mente e à capacidade de raciocinar. Os seus significados devem ser estudados. E como uma mina de ouro, e devemos escavá-la e buscá-la com toda a nossa diligência, para descobrir o verdadeiro veio. O método parabólico nos faz pensar.
3. Estimula os afetos e desperta as consciências, como quando o inferno, numa parábola, é mostrado como uma fornalha de fogo e a consciência como um verme roedor.
4. Chama e prende a atenção. Atentos às parábolas de Jesus, os ouvintes se mostravam maravilhados e diziam: "Nunca ninguém falou como este homem". Ele precisava fazer o povo ouvi-lo —e conseguiu!
5. Preserva a verdade. "Quando as pessoas pensam por si mesmas, nunca esquecem; o exercício da mente produz esse efeito. Além do mais, a linguagem dos símbolos —expressa por aquilo que o olho pode ver e construída na imaginação— é mais poderosa e de efeito mais duradoura do que a linguagem que utiliza somente palavras abstratas.

Descobrir o público alvo.
Alguns ensinamentos de Jesus foram feitos em particular, com os seus discípulos, porém, em alguns momentos, o ensinamento tinha por publico os escribas e fariseus, e em outros momentos a multidão.

Desvendar o enigma.
Cada parábola possui um enigma específico, que antes de ser interpretada, primeiro é necessário desvendar o enigma. Por Seu sábio desígnio, Jesus encobre verdades espirituais em figuras e símbolos.
As parábolas são naturalmente seletivas. Dependem do conhecimento que a pessoa tem do fato abordado na parábola e da ligação que ela faz com um aspecto da sua própria vida.

A parábola pretende duas coisas: descobrir e revelar a verdade a quem é receptivo.

* É necessário examinar com cuidado e observar a relação da parábola com o ambiente em que foi produzida e com a situação dos seus ouvintes, a fim de que se chegue o mais próximo possível da verdade que ela revela. Geralmente se encontram agrupadas num bloco correspondente ao mesmo assunto.

Mateus 13: 1-9.

A parábola do Semeador – a primeira de todas as parábolas.
A parábola do Semeador é para nós em todo culto, e em toda escola bíblica.
A parábola do Semeador trata primeiramente do Semeador de parábolas. Ele as semeia indistintamente, em todos os lugares, em todos os tipos de solo.



Tipos de ouvintes
4) Ouvinte à beira do caminho, ou o ouvinte com a mente fechada. Esse tipo recebe a semente pelo ouvido, mas não a deixa frutificar. A semente está na superfície e não sob o solo.
5-6) Ouvinte do terreno pedregoso, ou o ouvinte com a mente emocional. Nesse caso, a semente é recebida, mas não cria raízes. A semente foi lançada ao solo, está no solo, mas não está sob o solo. Temos aqui uma pessoa facilmente excitada e entusiasmada. Sua adesão à verdade é apenas superficial; e sua fé, muito frágil.
7) Ouvinte do terreno espinhoso, ou o ouvinte com a mente inconstante. Uma atenção ansiosa e inquietante aos negócios dessa vida presente sufoca a semente. Uma lista de interesses legítimos passa a dominar a vida, em que a religião é apenas mais um departamento de uma vida profundamente dividida.
8) Ouvinte da Boa terra, ou o ouvinte de mente firme e compreensiva. Por ter raízes profundas, houve muito fruto.

Marcos 4: 10-13.
13 – Não entendeis esta parábola? E como compreendereis todas as parábolas?

Mateus 13: 10-17.
11 – A parábola é seletiva.
13 – Mateus 25: 29. A parábola dos talentos.
14-15 – De mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos.
16-17 – Bem-aventurados os vossos olhos e ouvidos. (Buscar Jesus em particular)
Ouviu uma palavra que não entendeu? Busque Jesus em particular.

Mateus 13: 18 (19-23). Jesus explica a parábola do semeador em particular para os discípulos.

Mateus 13: 24-30. A parábola do “joio do campo”.
Mateus 13: 36-43. Jesus explica a parábola do joio do campo em particular para os discípulos.

Mateus 13: 34-35. Todas essas coisas falou Jesus à multidão por meio de parábolas e nada lhes dizia sem usar palavras enigmáticas. E assim cumpriu-se o que fora dito por meio do profeta: “Abrirei em parábolas a minha boca; proclamarei coisas ocultas desde a fundação do mundo”.

Marcos 4: 33-34. Assim, por meio de muitas parábolas semelhantes Jesus lhes comunicava a Palavra, conforme a medida das possibilidades de compreensão de seus ouvintes. E nada lhes transmitia sem usar alguma parábola. Entretanto, quando estava em particular com os seus discípulos, explicava-lhes tudo claramente.

(Você precisa estar em particular com Jesus)

Números 12: 6-8. Então disse: Ouvi agora as minhas palavras: se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, a ele me farei conhecer em visão, em sonhos falarei com ele. Mas não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa; Com ele converso face a face, claramente, e não por enigmas ou parábolas; e a ele foi revelada a forma do SENHOR...

Atos 8: 26-35.
26 – 29 – Deus manda Filipe ir ao encontro de alguém que está lendo o profeta Isaías.
30 - Então Filipe lhe perguntou: “Compreendes o que estás lendo?”
31 - Ao que ele replicou: “Como poderei compreender, a não ser que alguém me explique? E pediu a Filipe que subisse e se sentasse ao seu lado.
34 - Então, o eunuco indagou a Filipe: “Por favor, peço-te que me esclareças sobre quem o profeta está falando? De si mesmo ou fala de algum outro?”
35 – Então Filipe explicou.

                Mesmo lendo as escrituras, o entendimento pode não vir. Assim é preciso que alguém mais experiente e instruído explique as escrituras.

Interpretações
Mateus 13: 31-32.
                Começa pequeno, tem um grande crescimento natural, mas as aves dos céus vem aninhar-se em seus ramos. Ninho para as aves – O propósito da mostarda é produzir fruto de mostarda, não é ser o condomínio das aves, mas elas a aproveitam desse modo. Pode produzir fruto, e também pode estar servir de abrigo para maritacas, gaviões, como também para pombas, pardais. É abrangente, mas complicado, parece sair fora do propósito principal. (O altar não pode se tornar um lugar de fazer homenagens para as pessoas).

Mateus 13: 33.
                A mulher escondeu o fermento na farinha – crescimento artificial e sem pureza. A igreja usou um produto que fez a massa inchar, fermentar, crescer. A massa de pessoas em uma igreja pode se encontrar inchada e fermentada.
                Uma ressalva – nas coisas sagradas não podia usar fermento, mas nas tarefas diárias era usado normalmente. Pão sem fermento era na páscoa e nas ofertas.

Mateus 13: 44.
                A pessoa que encontra pelo acaso de Deus o tesouro. Uma pessoa que está vivendo despreocupadamente e de repente Jesus a encontra. Fala do alto preço a pagar – vende tudo o que tem. (Tomou uma decisão). O tesouro nos fala de vários tipos de joias, que esse homem poderia usar.

Mateus 13: 45-46.
                Alguém que já negociava e procurava algo de valor. Alguém que tinha uma busca por Deus. Todas as pérolas eram destinadas pra ser presentes para reis. Também vende tudo e compra a pérola, que faz parte dos negócios, e da afeição do Rei. O negociante de pérolas fazia parte de um negócio do rei. (A formação da pérola)

Mateus 13: 47-50.
                A rede é lançada ao mar (no mundo), nesse momento não escolhe ninguém, não faz acepção de pessoas, o propósito é trazer tudo o que ela alcançar. Somente quando estiver cheia – vai arrastar para a praia – levar para um lugar de julgamento – e assentados, como que num tribunal fazer a escolha. Os bons são recolhidos no cesto e os ruins são jogados fora.

Mateus 13: 51. Entendestes todas essas coisas? Responderam-Lhe: Sim!

Mateus 13: 52. E Jesus lhes disse: “Portanto, todo (Escriba Versado) mestre da lei, bem esclarecido quanto ao Reino dos céus, é semelhante a um pai de família que sabe tirar do seu tesouro coisas novas e coisas velhas”.

* Se vocês (discípulos = aprendiz) entenderam (essas parábolas) vocês estão no caminho para se tornarem um escriva versado. Vocês aprenderam a pensar, a meditar. O escriba versado no reino dos céus – esse é o diferencial. É semelhante a:
1) Um Pai de família – Tem responsabilidade, conhece os seus, provê as necessidades.
2) Que tira do seu depósito – Ele tem um depósito, tem conteúdo. Ele se preparou. Ele tira, ele distribui.
3) Coisas novas e coisas velhas – O depósito é de coisas que envelhecem. O escriba versado tira desse depósito coisas novas também. Coisas velhas são os mandamentos, as leis. Coisas novas são as explicações e aplicações que o Espírito Santo nos dá.

Mateus 13: 51. Entendestes todas essas coisas?
               
1) Tipos de solo. (Semeador)
2) Joio no trigo.
3) Grão de mostarda.
4) Fermento na farinha.
5) Tesouro escondido.
6) Pérola de grande valor.
7) Rede ao mar.
Osvaldo Alves da Silva

Nenhum comentário: