sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Guiado por Deus

Começando no jardim de infância, a criança vai aprendendo dia após dia lições que servem para sua vida inteira. E sendo estudiosa a cada ano ela passa para um outro e novo ano no currículo escolar. Até que se forma, recebe o seu diploma e chega o tempo de deixar a sala de aula para simplesmente aplicar na vida tudo o que aprendeu. Pode até fazer novos cursos de aperfeiçoamento, com professores mais graduados; mas os seus professores dos anos primários não lhe dão mais lições para casa. Aqueles professores foram úteis, mas não acompanham o resto da vida. Aprender mais nem ao menos necessita da intermediação de um professor, a pessoa aprende a aprender por si mesma.

As coisas de Deus também tem um limite de se aprender através do homem; através de cursos. Chega o tempo de aplicar e de viver o que já se aprendeu. E continuar aprendendo de Deus, diretamente de Deus coisas profundas e maravilhosas. Chega um tempo em que precisamos nos desvencilhar das amarras do homem e aprender diretamente de Deus. Depender de Deus.

O Espírito Santo é o exímio professor - I João 2: 27. O Senhor é o Pastor - Salmo 23: 1. Deus é o Pai - Mateus 23: 9. Jesus Cristo é o guia - Mateus 23: 10.

O apóstolo Paulo durante muito tempo apenas estudava e cumpria a lei, depois foi liberto das letras e passou a exercer o ministério do Espírito. II Coríntios 3: 1-8. Isso é vida.
Precisamos deixar as coisas de meninos. I Coríntios 13: 11, e viver o pleno conhecimento de Deus. Precisamos ser libertos da lei da religiosidade, da lei da sistemática da igreja, para sermos cativos à obediência a Cristo.
Gálatas 1: 11-12. Temos que aprender de Jesus Cristo. Temos que ser o que Deus quer que nós sejamos, mesmo que seja diferente da maioria. Enquanto todos os apóstolos faziam assembléias, discutiam isso ou aquilo, Paulo pregava aos gentios, cumprindo o IDE de Jesus. Pedro demorou dez anos para começar a obedecer o IDE, começou em Atos 10, depois da visão de animais impuros que Deus o mandava comer.

As pessoas que se firmam apenas nas instituições caem ou se enfraquecem quando estas instituições falham em algum aspecto. Há pessoas que são ensinadas a dependerem da igreja, a dependerem do pastor, não conseguem tomar decisões sozinhas, não conseguem ter a direção de Deus para fazer as coisas, tudo tem que ser mandadas, orientadas. Vivem debaixo do jugo da lei da igreja. São idólatras porque tem a igreja como intermediária, como mediadora entre elas mesmas e Deus. Pra tudo pedem oração, pra resolver qualquer probleminha procuram o pastor, não tem intimidade para se prostrarem diante do Todo poderoso e abrir o coração para Ele.

Paulo foi durante anos o protótipo do subproduto da lei. Batia continência ao sumo-sacerdote corrupto, seguindo fielmente a lei constituída na organização de que fazia parte e acreditava servir a Deus. Atos 9: 1-2. Mas Jesus Cristo libertou Paulo de tudo isso. Gálatas 1: 15-17. Quando Deus falou vai - Paulo foi! Quando Deus falou faz - Paulo fez. Não foi pedir permissão aos apóstolos chefes da igreja em Jerusalém. Paulo partiu sem detença, não consultou a carne e o sangue.
A igreja não estava fazendo a vontade de Deus. Os discípulos e apóstolos não estavam cumprindo a vontade de Deus. Estavam atrapalhados com doutrinas velhas que já tinham passado - Gálatas 2: 11-14. Deus tinha algo pra fazer que os homens sábios chefes da igreja não queriam fazer, nem ao menos compreendiam.

Quem sabe Deus está farto de ver igrejas organizadas, com membros uniformizados, cantando do mesmo jeito, se comportando do mesmo jeito, sentados, comportados em seus bancos ouvindo o mesmo sermão há anos sobre exortação e disciplina para a igreja. Sobre o programa da igreja e a forma da igreja trabalhar. Quem é conduzido por homens, leva uma vida leviana e sempre tem que ser corrigido por homens. Mas quem é guiado por Deus, sente Deus na sua vida e tem temor de Deus para guardar-se da maioria das coisas erradas, e quando tiver que ser corrigido, é corrigido pelo Espírito diretamente; ou Deus manda alguém vir lhe falar o que precisa ouvir; ou ainda através da palavra pregada, quando na igreja se prega a palavra. E a igreja que é guiada por Deus possibilita a Deus guiar seus homens através do púlpito.

Sim, a igreja é composta por homens. E é verdade que devemos obediência aos homens constituídos por Deus para serem autoridades sobre nós. Mas não podemos depender deles, não podemos colocar a nossa confiança neles, e não podemos esperar muita coisa deles, pois são tão falhos quanto nós mesmos.

Está você ouvindo a voz de Deus? Há um chamado especial pra algo? Faça. Parta sem detença. Coloque em prática o plano e o sonho de Deus.


O compromisso é com Deus, sem desprezar autoridades constituídas por Deus que agem sob a direção de Deus. Mas não permita que as autoridades que não agem sob a direção de Deus, as autoridades que você sabe e sente que não são de Deus estraguem o plano de Deus na sua vida.

Esse é o lema:

OBEDIÊNCIA AO HOMEM DE DEUS, SIM! DEPENDÊNCIA NÃO!
DEPENDÊNCIA SOMENTE DE DEUS, E ISSO TOTALMENTE.

Nenhum comentário: