domingo, 6 de setembro de 2009

Sonho de Deus


Quando falamos em sonho de Deus, uma questão fundamental é levantada e uma preocupação muito grande nos invade em face do temor que apresentamos diante de Deus. Como saber se o sonho que eu tenho é realmente de Deus e vai servir para o propósito e para a Glória de Deus?

Essa pergunta requer uma resposta com o fino discernimento do Espírito Santo de Deus, seguindo também uma análise do que a Palavra de Deus diz a nosso respeito.


Salmo 139:13-18.

13 Pois tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe.

14 Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;

15 os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.

16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.

17 Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles!

18 Se os contasse, excedem os grãos de areia; contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim.


Esta palavra parte do princípio da fé de que Deus me formou de um modo maravilhoso. E se Deus me formou assim é óbvio que Ele tem um propósito nisso tudo. E o segredo da realização do sonho de Deus está em descobrir e acreditar que a vida é assim conforme o salmista do salmo 139 acredita. Porque esse salmo é bem pessoal, é uma confissão de fé, de como ele acredita que Deus age e interage na vida dele.


Eu creio que é assim: Que Deus me formou e que depois os olhos de Deus me viram, ou melhor, me examinaram, me inspecionaram, por que é esse o sentido da palavra. Quando Deus me examinou, sendo eu ainda um embrião, Deus já escreveu a história que Ele quer que eu viva, só que durante muito tempo eu estive do lado de fora do livro de Deus. E quando alguém está fora do livro de Deus não tem como viver a história que Deus escreveu, por que Deus escreveu no livro, e esse livro é a palavra de Deus. O sonho de Deus parte do princípio de crer na palavra e crer que Deus tem um sonho especial pra sua vida.


Salmo 139: 1-7.

1 SENHOR, tu me sondas e me conheces.

2 Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos.

3 Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.

4 Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda.

5 Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão.

6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir.

7 Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?


A realização do sonho de Deus requer alguns antecedentes importantes. O salmista tinha um entendimento muito profundo de como Deus estava arraigado na sua vida, e isso lhe provocava o temor e o levava a um relacionamento fiel e consagrado a Deus. Quando temos a convicção, a plena certeza de que Deus conhece cada pensamento nosso, cada atitude; de que Deus nos cerca por detrás e por diante e coloca Sua mão sobre nós, aí entendemos que não podemos fugir de Deus, e que Ele tem um sonho pra nossas vidas.


Filipenses 2: 12-13.

12 Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor;

13 porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.


Deus está sempre semeando os sonhos Dele na sua vida. Ele está constantemente plantando sonhos sublimes dentro do seu coração. E ao longo dos anos, à medida que você vai crescendo, os sonhos de Deus também vão crescendo e tomando forma na sua vida. Deus vai efetuando e realizando a vontade Dele através dos sonhos.


Talvez você goste de música, talvez você goste de ler e escrever, talvez você goste de conversar. Sempre há alguma coisa que está no coração da gente, alguma coisa que nos atrai, que nos dá prazer de fazer, que é o nosso sonho. E isso, apenas isso pode ser a indicação de um grande sonho de Deus na sua vida. E se você se colocar na presença de Deus e esperar Nele, a devida direção do seu sonho vai ser revelada pra você.


Provérbios 16: 1. O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.

Essa palavra nos alerta para termos cuidado no discernimento dos sonhos, porque o coração do homem, ou seja o seu próprio pensamento também pode fazer planos, também pode sonhar coisas grandes e boas mas que podem não ser da vontade de Deus. Mas aqui diz que a resposta certa dos lábios vem do Senhor. A resposta certa vem da Palavra do Senhor. Da palavra que procede da boca de Deus.

Diante de todas as indicações que o nosso coração der, precisamos colocá-las à luz da palavra de Deus e esperar em Deus, seguindo fielmente suas orientações.


1 Coríntios 2: 9. Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.

O sonho de Deus é sempre maior do que aquilo que vislumbramos como sublime. Para nós o sonho de Deus é uma conquista que vai trazer algum proveito para o próximo e para o reino de Deus. É também algo que nos satisfaz, que nos realiza, que nos completa. Contudo na visão de Deus tem um desfecho inatingível aos nossos olhos.

O sonho verdadeiramente de Deus é aquele que produz vida. Não é fantasia ou utopia, nem está circunscrito ao panorama pessoal. Mas é um projeto de vida, um ministério atuante que faz a diferença na história, que marca uma geração, ou que pelo menos transforma as vidas de algumas pessoas, ou de alguma forma contribui para o andamento do reino de Deus.

Deus realiza sonhos de uma forma extraordinária.


Mas, se eu tenho um sonho, então tenho que ter pela frente uma disciplina. E atentar para a exatidão da promessa do sonho. Velar por ele, ansiar por ele, esperar por ele, e não fugir dele nos mínimos detalhes quando Deus os faz despontar, tendo em mente que todo sonho passa pelo teste do tempo, passa pela prova do fogo e pela angústia do deserto.

Mas vale a pena enfrentar tudo. Vencer tudo. O sonho de Deus vale todas as batalhas. Todas as renúncias. Vale o preço que se tem que pagar. O sonho de Deus é lindo e grande demais para ser esquecido ou negligenciado. Por isso vá em frente e conquiste o sonho de Deus na sua vida.

...

Nenhum comentário: