domingo, 1 de novembro de 2009

Finados

Nestes dias praticamente os povos de todas as culturas celebram a morte. Hallowin é uma festa aos mortos na mesma época de finados. Tem a sua origem por causa da morte oriunda da tradição do povo celta que acreditava na volta dos mortos no dia 31 de outubro a procura de corpos para habitar o ano inteiro. Então se vestiam de fantasmas para tentar enganar os espíritos, se fazendo passar por morto. Isso foi crescendo e se tornou uma festa.

No século 9 no dia 2 de novembro a igreja romana recolhia tortas e as pessoas doadoras recebiam mais orações pelos parentes mortos. Foi início do feriado religioso do dia de finados.

Tribo indígena do Xingu, fazem festa chamada quarupe. A séculos celebram nesta mesma época os mortos. Com música e comida e acreditam que não há tristeza na morte, porque esperam continuar na aldeia das almas. Cortam uma tora e pintam representando um morto e o homenageiam, e acreditam que depois desta festa as almas dos índios mortos podem partir para a aldeia das almas.

Na índia os familiares dos mortos oferecem comida e roupa e até dinheiro para as pessoas que visitam suas casas. Os mortos são cremados e jogados no rio. A morte é uma transformação e acreditam que a alma pode reencarnar numa pessoa ou pode nascer como um animal.

No México, no início de novembro eles acreditam que os mortos voltam para visitar os familiares. Fazem altares com fotos dos falecidos e colocam coisas que o defunto gostava.

Que falta de conhecimento essa de todos os povos. Em apenas um versículo da Bíblia toda essa questão é esclarecida.

Lucas 16: 26. E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós.

Quando a pessoa morre, ela não se locomove mais, sua alma não vaga, não vai a lugar algum. O abismo mostra a intransponibilidade.

Isaías 22: 15-16. Assim diz o Senhor, o SENHOR dos Exércitos: Anda, vai ter com esse administrador, com Sebna, o mordomo, e pergunta-lhe: Que é que tens aqui? Ou a quem tens tu aqui, para que abrisses aqui uma sepultura, lavrando em lugar alto a tua sepultura, cinzelando na rocha a tua própria morada?

A indagação que Deus faz a Sebna é muito pertinente também a nós.

Que é que tens aqui? Ou a quem tens tua aqui, para que abrisses uma sepultura, lavrando em lugar alto a tua sepultura, cinzelando na rocha a tua própria morada?

Nós não temos nada aqui neste mundo, para construir um jazigo todo paramentado a fim de ser lembrado, ou na vã esperança de permanecer no sepulcro. Quem nesta vida se preocupa com o seu sepulcro, não tem esperança na ressurreição, e está muito apegado a esta vida, querendo perpetuar o seu nome a sua reputação nesta terra.

Lucas 20:38 Ora, Deus não é Deus de mortos, e sim de vivos; porque para ele todos vivem.

A construção de jazigos e mausoléus está relacionada ao culto da morte, e é algo que desagrada a Deus. Os cemitérios deviam apenas servir para uma questão de higiene e saúde pública, para que se não enterrasse o corpo em qualquer lugar e depois os ossos ficassem por aí espalhados. Mas nunca deveria ser um lugar de peregrinação, lamentação pelos mortos, nada disso.

Ezequiel 24: 16-18. Filho do homem, eis que, às súbitas, tirarei a delícia dos teus olhos, mas não lamentarás, nem chorarás, nem te correrão as lágrimas. Geme em silêncio, não faças lamentação pelos mortos, prende o teu turbante, mete as tuas sandálias nos pés, não cubras os bigodes e não comas o pão que te mandam. Falei ao povo pela manhã, e, à tarde, morreu minha mulher; na manhã seguinte, fiz segundo me havia sido mandado.

A forma de Deus para que o homem vivencie o luto e a morte é algo extraordinário e é ensinada nesta ordem ao profeta Ezequiel quando sua mulher morreu. Primeiro Deus o avisou, o preparou, de forma que ele não se desesperasse, não se lamentasse. De forma que não fosse escandaloso com choro e lágrimas no vivenciar do luto. Mas Deus entenderia o seu gemido, dizendo: - Geme em silêncio. Mas que ele continuasse sua vida, com suas sandália nos pés, com sua dignidade refeita pela força de Deus.

Lucas 9: 59-60. A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus.

A palavra mausoléu é originária do nome de um homem chamado Mausolo. Este homem era o rei de país chamado Caria (atual Turquia), que morreu a 2.350 anos atrás. E quando ele morreu, a rainha viúva, profundamente abatida com sua morte decidiu construir um monumento em sua homenagem onde ali poderia ir por toda a sua vida render seus sentimentos, lamentar e chorar. Este monumento entrou para o patamar das sete maravilhas do mundo antigo, e nele continha uma estátua do rei como várias outras imagens de escultura de deuses. E as pessoas começaram a fazer peregrinações pra visitar esse local e diziam, - nós vamos até o Mausolo. De onde surgiram as idéias de construírem algo semelhante para si e seus mortos, vindo a ser criado o nome mausoléu.

Mas Jesus disse para não nos preocuparmos com os mortos. Os mortos não podem ver, não podem ouvir, não podem sentir. E tudo o que um vivo faz para um morto não serve de nada, porque não tem poder de alcançá-lo.

Eclesiastes 9:5 Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento.

Lucas 24: 1-6. Mas, no primeiro dia da semana, alta madrugada, foram elas ao túmulo, levando os aromas que haviam preparado. E encontraram a pedra removida do sepulcro; mas, ao entrarem, não acharam o corpo do Senhor Jesus. Aconteceu que, perplexas a esse respeito, apareceram-lhes dois varões com vestes resplandecentes. Estando elas possuídas de temor, baixando os olhos para o chão, eles lhes falaram: Por que buscais entre os mortos ao que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como vos preveniu, estando ainda na Galiléia,

Jesus também morreu. Jesus também foi sepultado. E a relação de Jesus com o sepulcro termina aqui, apenas como um local no qual o corpo é depositado. Nenhum monumento foi construído no sepulcro de Jesus. Aquela não seria a sua morada. Jesus ressuscitou.

E como crentes em Jesus Cristo, o sepulcro para nós deve ter a função apenas de um depósito. No cemitério só ficam os ossos e isso não por muito tempo, porque até os ossos se decompõem. A alma não está ali.

Apocalipse 6: 9. Quando Ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam.

...

Nenhum comentário: