domingo, 30 de março de 2014

Ovelha aos olhos do Bom Pastor


Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu estou contra os pastores e deles demandarei as minhas ovelhas; porei termo ao seu pastoreio, e não se apascentarão mais a si mesmos; livrarei as minhas ovelhas da sua boca, para que já não lhes sirva de pasto.
Ezequiel 34: 10.

Cada ovelha é especial, com suas particularidades, personalidade, individualidade. Cada ovelha apresenta problemas, diferença de comportamento, de pensamento, de sentimento, e inúmeras incompatibilidades. Cada ovelha tem um sonho, um objetivo, um propósito, um desejo diferente das demais ovelhas e também diferente do sistema no qual está inserida e faz parte. E todas essas diferenças tem que ser adequadamente conciliadas.
Porque com todas as diferenças, de aspecto ou propósito, de nível de ação ou espiritual, ou grau de comprometimento, todas as ovelhas tem algo em comum – são ovelhas do Bom pastor. Cada ovelha não é mais uma na manada. Cada ovelha é uma cria, um projeto, um sonho, “o amor” do coração do Bom Pastor.
Cada ovelha precisa ser amada, compreendida, considerada, incentivada a crescer. Cada ovelha precisa ser respeitada, tratada, não como mais uma ovelha do pasto, não como mais um número na estatística ao contar na porta do aprisco, ou melhor, na lista dizimal. Não como um elemento que se pode manipular – mandar e desmandar ao bel prazer.
Aos olhos do Bom Pastor ovelha não é cavalo para arrear e um outro qualquer montar. Aos olhos do Bom Pastor ovelha não é cobaia para fazer-se experimentos com elas. Ovelha que é ovelha – é ovelha.
Ovelha é alimentada com pasto verdejante – não com qualquer baguá. Ovelha precisa encontrar descanso não tribulação causada por má direção.
“Algumas ovelhas podem até ser uma daquelas ovelhas problemáticas que toda igreja tem”.
Mas foram colocadas ou deixadas ali para testar se o pastor tem realmente um coração de pastor. Ou para que o pastor possa exercitar-se na prática do discernimento e tomada de decisão correta.
Ovelhas sadias, de boa formação, ótima instrumentalidade e contribuinte todo e qualquer pastor quer. As doentes, fracas, feridas, machucadas e raivosas o Bom Pastor quer tratar. Aliás foi para estas que Ele veio. E se num aprisco qualquer esse tipo de ovelha não é bem vinda, e ali não pode estar, certamente O Bom Pastor ali também não estará.
Pense nisso Pastor! E veja uma ovelha com os olhos do Bom Pastor.

http://osvaldoalves.blogspot.com/

sábado, 29 de março de 2014

Carta para uma ovelha vítima de um pastor estúpido



A minha tenda foi destruída, todas as cordas se romperam; os meus filhos se foram e já não existem; ninguém há que levante a minha tenda e lhe erga as lonas.
Porque os pastores se tornaram estúpidos e não buscaram ao SENHOR; por isso, não prosperaram, e todos os seus rebanhos se acham dispersos.
Jeremias 10: 20-21.

A tenda está destruída. A realidade fatídica é pungente. Mas já não interessa considerar o por quê a tenda foi destruída. Quem é o culpado, ou qual foi a causa. Não é de uma auditoria que se está precisando. Embora possa ser bastante útil conhecer as causas da ruína a fim de ser possível empreender de uma forma melhor uma reação consistente.
Mas a questão principal é que agora precisa-se de alguém disposto, alguém que se apresente para ajudar a levantar a tenda novamente. Alguém que não esteja paralisado, apático por conta dos antecedentes.
A tenda de madeira e concreto pode estar em pé, pronta. Mas e a tenda espiritual? Aonde estão os fincadores das estacas? Aonde estão os levantadores da lona? Aonde estão os puxadores das cordas? Por que a tenda ainda continua deitada, adormecida, como morta largada no chão?
Muitos pastores se tornam estúpidos, não buscam ao Senhor e a tenda cai. A obra não prospera. As ovelhas começam a se dispersar. Hoje é um que decide ir embora profundamente magoado, amanhã é outro ferido ou decepcionado com alguma coisa que poderia ter sido evitada. Quantos corações não são alcançados como deveria. Muitas vezes apenas uma explicação bastava, seguida por uma atitude ou decisão coerente e com respeito para com o ser humano da ovelha.
Quanta estupidez pastoral! Quando estúpido significa “com ignorância”, ou simplesmente “não receptivo”, “aquele que ao invés de ajuntar, espalha”.
Pastores que ficam entretidos em fazer experiências, testes humanos, ideias humanas, procurando meios de defenderem-se a si mesmos e pensar em formas de controlar as pessoas.
Mas essa é tão somente a constatação dos fatos. Não deve importar e ser peso ou barreira a estupidez existente e comprovada. Não deve importar o atual estado das coisas a retroceder o caminhar.
O que de verdade importa – é que Deus está procurando alguém. Homens e mulheres, jovens, anciãos, adolescentes. Deus está procurando alguém que deixe para traz toda a estupidez, que seja capaz de esquecer, perdoar e passar por cima de toda ela e se comprometa de todo o seu coração ao Senhor na urgente tarefa de levantar a tenda.
Por que a tenda não pertence ao pastor estúpido, embora ele esteja “tomando conta” dela. Por mais estúpido que seja o pastor – a tenda ainda pertence ao Senhor – e sempre pertencerá.
...
Há alguém pra ajudar a levantar a tenda do Senhor?
Há alguém para fincar as estacas?
Há alguém que possa usar toda a sua força para erguer as lonas? 
Há alguém que se doe por inteiro para esticar as cordas?
Há alguém com quem o Senhor Deus pode contar?
Você ovelha – você mesmo!
Você que muitas vezes é vítima de um pastor estúpido.
Porque a tenda pertence ao Senhor!
...
http://osvaldoalves.blogspot.com/

segunda-feira, 24 de março de 2014

Balde de água fria


Não deixe o balde de água fria esfriar você.
Paralisar você. Inutilizar você. Acabar com você.
Não deixe sentimento algum raivoso te dominar.
Mande a indignação ir embora.
Sacuda-se. Pule. Grite. Dance novamente.
Aonde quer que for, aonde quer que vá.
Surpreendido por Deus sempre – pelo inimigo jamais.
Sossega, aquieta o coração, confie e entregue ao Senhor.
Deixa passar o que passa.
Agarre firme o que não é devido deixar escapar.
- A fé e o amor em Cristo Jesus -
...

sábado, 8 de março de 2014

Mulher



Mulher

Não importa como sejas,
Mas importa que sejas flor.
A exalar o bom perfume de Cristo.
A testemunhar a obra do Criador.

Pode passar o verão!
Tuas folhas, tuas pétalas podem vir todas ao chão!
Mas quando chegar o inverno...
Não esqueça que és uma flor.
E que logo Deus vai fazer primavera...
Com a sementinha do Seu amor.

E ainda que venhas a ser esquecida...
Pela oportunidade da vida.
Ou por qualquer outro fator.
Ainda que sejas ferida...
Pelas picuinhas da vida.
Pela angústia ou pela dor.

Sempre estarás bem cuidada
Nas mãos de Deus - O Agricultor.
Confia pois, tudo ao Senhor!
E deixa Ele cultivar em ti, o Seu grande amor!
Osvaldo Alves