sábado, 18 de abril de 2009

Lagarta

A lagarta sai de um pequeno ovo no qual espera as condições climáticas necessárias. Esse ovo não é chocado. A primeira lição da lagarta é esperar o tempo de Deus. A sua vida é difícil, pois ela tem dificuldade para andar, mas ela se dedica a uma tarefa única - a de alimentar-se o máximo que pode. A segunda lição da lagarta é se alimentar do alimento que Deus dá.
A lagarta muda sua pele várias vezes para poder crescer. Ela deixa para traz pedaços de si mesma, pedaços mortos que já não servem para nada, a velha pele. Tem a sua vida renovada várias vezes com a mudança de pele.
A terceira lição da lagarta é que ela tem o objetivo de se renovar, crescer e se fortalecer cada vez mais. Mas chega um momento em que a lagarta não pode mais viver como lagarta. Então ela reúne todas as suas forças para construir uma fortaleza, um casulo, e assim isolar-se do mundo.
A quarta lição da lagarta é que nós também precisamos buscar uma fortaleza, a fortaleza que são os braços de Jesus, a fortaleza que é a igreja do Senhor Jesus, e assim nos afastarmos do mundo. E lá dentro daquele casulo acontece algo sobrenatural. A lagarta é transformada em borboleta. Ela mesma não compreende. Mas a transformação é feita pelas mãos do Criador, do Deus Todo Poderoso.
Entre no casulo uma lagarta, mas sai uma borboleta para viver uma nova vida. A nossa fortaleza é o Senhor quando nos lançamos nos braços de Jesus, e deixamos o mundo lá fora. E ali somos transformados pelo poder de Deus. E quando sairmos para continuar a nossa lida, não vamos mais andar como lagarta, mas vamos voar como uma borboleta e tendo uma nova vida pra viver. Porque a lagarta vive apenas para si mesma. A lagarta não gera fruto. A borboleta vai de flor em flor. E quando a borboleta pousa em uma flor, os seus pezinhos se enchem do pólen, e quando ela pousa em outra flor, aquele pólen faz a fecundação da outra flor, e é onde vai haver o fruto ou a semente.
Na natureza não existe transformação maior do que esta. Por isso que quando ela sai do casulo, como borboleta aquilo é o novo nascimento, ela é uma nova criatura, e todas aquelas coisas velhas, todas aquelas coisas de lagarta passaram e tudo se fez novo. Essa é a transformação de alguém que está em cristo, a ponto de não ser mais reconhecido, pelas atitudes novas que apresenta.
II Coríntios 5: 15 Ele morreu por todos para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas vivam para Aquele que morreu e foi ressuscitado para a salvação deles.
Por isso, daqui em diante, não vamos mais usar regras humanas quando julgarmos alguém. E, se antes de nos termos tornado cristãos julgamos Cristo de acordo com regras humanas, agora não fazemos mais isso. Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo.
...

domingo, 12 de abril de 2009

Vamos pescar!



Mateus 4: 19 E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.

Para o pescador todo dia é novo
Ele lança-se ao mar
E não encontra mais o caminho anterior
Pois no mar, não ficam os rastros,
Nem permanecem as mesmas águas
Tudo é novo e desconhecido,
Apesar do mesmo clima de eventualidade.

Lucas 5: 5. Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes.

Mas no local onde antes não se pescou nada
É sempre possível apanhar muito,
Pois o Senhor a cada dia aperfeiçoa as redes,
Ordenando lançá-las aqui e ali, sem nervosismo algum,
Mas sabendo o momento de recolher as redes e descansar
Quando a hora inoportuna chegar.

Lucas 5:2 e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes.

Porque mesmo o pescador veterano na arte de bem pescar,
Sabe o tempo em que deve simplesmente esperar.
Uma oração ele faz; e dorme tranqüilo o seu sono,
Cuidando antes, de si mesmo e dos seus.
Antes de no mar tenebroso pretender aventurar-se.


O pescador pensa em pescar muitas variedades e tamanhos.
Mas sempre ele é um pouco menos do que pensa ser.
Raramente ele é igual, e quase nunca um pouco mais.
No seu barquinho ele vai, às vezes sem ninguém notá-lo.
Sem ninguém lhe dar valor ou apoiar-lhe.
Porque na sua tarefa de pescar não há tempo para aplausos.


João 21: 3. Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Disseram-lhe os outros: Também nós vamos contigo. Saíram, e entraram no barco, e, naquela noite, nada apanharam.


Não há histórias de pescador. Nem fotografia há.
No mar grande onde ele está não há ponto de referência.
Para que não se lembre da sua glória, do dia anterior.
Tudo é novo – como um humilde recomeçar.


Marcos 1: 18. Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram.

Um dia inteiro para pescar por onde o Senhor o levar.
As redes podem se gastar. As tempestades podem amedrontar.
Mas é no Senhor que este pecador sempre irá encontrar;
Novas águas e novo dia. Novo ânimo para pescar.

João 21: 6. Então, lhes disse: Lançai a rede à direita do barco e achareis. Assim fizeram e já não podiam puxar a rede, tão grande era a quantidade de peixes.
...

domingo, 5 de abril de 2009

Voltando pra casa

Quando vou para algum lugar distante de casa, sobrevém uma sensação esquisita de que está faltando algo, ou que alguma coisa está fora do lugar.
Posso me divertir, me distrair, me envolver com muitas coisas durante o dia. Mas quando chega a noite, sinto a falta de casa, sentimos a falta do lar.
Todos nós, nos acostumamos com o lar, e por mais simples que seja, para nós é o melhor lugar do mundo, mesmo que longe do lar, nos encontramos num hotel cinco estrelas.
Há algo que nos liga ao lar, que nos atrai de volta ao lar. Sentimos saudade, imaginamos já estar lá, tirando os sapatos, tomando um banho, deitando na cama pra descansar.

Quando estou voltando pra casa, meu coração se aperta, sinto desejo de estar logo em meu lar. Não posso ficar longe dele.
Mas eu sei que existem pessoas que deixaram seus lares, e realmente se acostumaram a viver noutro lugar. Não sentem nem saudades do seu lar, nem se lembram mais, nem querem voltar...
E um dia desses, voltando pra casa, a certa hora da noite, fiquei ansioso para chegar logo em casa e descansar, enquanto vivia na imaginação esse momento, tentando com isso fazer com que o tempo passasse mais rápido, ou que pelo menos eu o não sentisse...
E eu pensava - “Como desejo estar logo em casa”. Então, veio a mim a palavra do Senhor: “Preciso voltar ao lar”. “Um dia vou voltar ao lar”. “O meu lar não é aqui, o meu lar é nos céus”.

É isso. O desconforto que sentimos, as angústias que passamos é porque estamos muito longe de casa, estamos longe do lar. Tentamos nos distrair neste mundo e nesta vida. Procuramos nos aprimorar, procuramos nos cercar de muitos bens e muitas bênçãos, mas nada nos faz sentir melhor, porque estamos longe do lar.

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. João 14: 1-3.

...

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Peteca



A EXPRESSÃO "NÃO DEIXAR A PETECA CAIR" É BASTANTE LOUVÁVEL, NO QUE SE REFERE À PERSISTÊNCIA E DETERMINAÇÃO.

MAS, SER A PETECA NAS MÃOS DOS OUTROS SIGNIFICA SER OBJETO DE BRINCADEIRA E DIVERSÃO. SER JOGADO PRA LÁ E PRA CÁ, SER PASSADO DE MÃO EM MÃO, ATÉ CAIR PELO CHÃO.
MAIS TRISTE AINDA É NO FINAL DA BRINCADEIRA, EM QUE TODOS SE VÃO, E A PETECA FICA PARA OUTRA OCASIÃO.

TEMPOS ATRÁS A PETECA ERA SÓ USADA ASSIM EM BRINCADEIRAS, MAS AGORA FOI OFICIALIZADA O JOGO DE PETECA NAS COMPETIÇÕES. NESTE ÂMBITO, CONTINUAR SENDO A PETECA, SIGNIFICA SER USADO DE FORMA PROFISSIONAL, PARA UM DETERMINADO FIM, NÃO APENAS POR BRINCADEIRA, MAS PARA GANHAR ALGO EM TROCA. NÃO SEJA A PETECA.....
O MUNDO PODE ATÉ QUERER FAZER DE VOCÊ UMA PETECA...

MAS NAS MÃOS DE DEUS VOCÊ SEMPRE SERÁ UMA ESPADA.

...