domingo, 7 de janeiro de 2018

O entendimento da Palavra – uma disposição à mudança, ao crescimento.




Isaías 28: 9-13.
Ora, a quem ensinará ele o conhecimento? e a quem fará entender a mensagem? aos desmamados, e aos arrancados dos seios?   Pois é preceito sobre preceito, preceito sobre preceito; regra sobre regra, regra sobre regra; um pouco aqui, um pouco ali.   E assim, com lábios gaguejantes e língua estranha Deus falará a este povo, ao qual proclamará: “Este é o descanso! Dai repouso ao exausto. Este é o lugar tranquilo e do pleno descanso!” Entretanto, eles não quiseram dar ouvidos. E, por esse motivo, a palavra de Yahweh para eles será: “Preceito sobre preceito! Ordem sobre ordem, regras e mais regras sem sentido; um pouco aqui, um tanto ali!” E isto para que saiam, caiam de costas, firam-se, fiquem presos em armadilhas e, por fim, sejam capturados.

A mensagem da Palavra de Deus resumia-se em mandamentos e regras, mas chegou o tempo em que o próprio Deus desejava mudar isso, desejava dar mais conhecimento, entregar outras mensagens, porém os sacerdotes, os atalaias estavam embriagados, se encontravam como uma criança desmamada, com a boca afastada da fonte. Deus desejava revelar coisas novas que eles ainda não sabiam e com essas coisas novas dar descanso e repouso para o povo, mas eles por conta de sua ‘embriagues’, não quiseram dar ouvidos, então ficaram com o mesmo tipo de mensagem, regra, ordem e preceito.

Isaías 42: 18-22.
Surdos, ouvi; e vós, cegos, olhai, para que possais ver.   Quem é cego, senão o meu servo, ou surdo como o meu mensageiro, que envio? e quem é cego como o meu dedicado, e cego como o servo do Senhor?   Tu vistes muitos feitos e obras magníficas, mas não destes nenhuma atenção; ainda que tenhas os ouvidos abertos, nada ouves. Foi do agrado do Senhor, por amor da sua justiça, engrandecer a lei e torná-la gloriosa.   Mas este é um povo roubado e saqueado; todos estão enlaçados em cavernas, e escondidos nas casas dos cárceres; são postos por presa, e ninguém há que os livre; por despojo, e ninguém diz: Restitui.

                Deus chama as pessoas à atenção. São surdos e cegos; até mesmo os servos e os mensageiros. Muitas vezes o povo é cego e surdo porque primeiramente os mensageiros o são. Ainda que Deus mostre obras magníficas, ainda que Deus exalte Sua palavra, o povo continua roubado, saqueado, enlaçado, preso e escondido, e ninguém percebe que a palavra tem poder de restituir, porque falta o entendimento dessa palavra.

Isaías 56: 10-12.
As sentinelas de Israel estão cegas e não tem conhecimento, todas elas são como cães mudos, incapazes de latir. Deitam-se e sonham; só querem dormir. São cães devoradores, insaciáveis. São pastores sem compreensão nem entendimento; todos apenas seguem seu próprio caminho natural, cada um busca com avidez vantagens apenas para si. “Vinde, vou buscar vinho, embriaguemo-nos com bebida forte; amanhã será como hoje, um dia incomparavelmente delicioso, ou até melhor ainda!”

                Os ministros são preguiçosos, não trabalham pela mensagem, fala o que lhes vem à boca, estão interessados na sua carreira, anunciam dias melhores, coisas boas, porque não se dão ao trabalho de ouvir qual é a palavra do Senhor. Apenas se deixam sonhar conforme seu bem querer, pregam o que todo mundo quer ouvir, aquilo que sobe ao seu coração.

Isaías 50: 4-5.
O Senhor Deus me deu a língua dos instruídos para que eu saiba sustentar com uma palavra o que está cansado; ele desperta-me todas as manhãs; desperta-me o ouvido para que eu ouça como discípulo.   O Senhor Deus abriu-me os ouvidos, e eu não fui rebelde, nem me retirei para trás.

                Há um jeito de ser diferente da maioria. Deus que nos dar uma língua instruída, para isso devemos nos deixar despertar toda ‘manhã’ para ouvi-Lo. Ele abre nossos ouvidos e dá o entendimento, se não formos rebeldes.

Isaías 55: 8-11.
“Afinal, os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, e os vossos caminhos não são os meus caminhos!” Afirma Yahweh, o SENHOR. “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos. Como a chuva e a neve descem dos céus e não retornam para eles sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, a fim de que ela produza sementes para o semeador e pão para os que dele se alimentam, assim também acontece com a Palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas realizará toda a obra que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei.

                Porque os pensamentos de Deus são maiores do que os nossos. A palavra que vem de Deus não volta vazia, ela tem propósito. A palavra da nossa ministração tem que vir dos céus e ser como chuva que rega a terra. Não pode ser como vento que faz barulho, movimento, traz admiração no momento mas não ajuda em nada a produzir uma planta.

2 Coríntios 4: 3-4.
Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.

                O entendimento dos incrédulos é se trona cego, primeiro por causa da incredulidade, e segundo por conta que a incredulidade abre a brecha para o ‘deus desse século’ agir.

2 Coríntios 4: 6.
Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

                No entanto, para aqueles que creem, Deus faz brilhar a luz sobre as trevas, e consequentemente ilumina o entendimento. A barreira é lançada ao chão, os olhos se abrem para compreender a Palavra de Deus. Onde ter o entendimento não advém somente de ler ou estudas as escrituras, mas existe um mistério no qual Deus abre o entendimento.

1 Coríntios 1: 18.
Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão sendo destruídos, porém para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.
1 Coríntios 1: 20-21.
Onde está o sábio? Onde está o homem culto? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus completamente insensata a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem.

                Assim nós temos um paradoxo. A mesma palavra, a mesma mensagem é loucura para uns, mas é o poder de Deus para outros. Tudo depende do crer. Uma disposição da mente determina o resultado da pregação.

Romanos 10: 13-17.
Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Como são maravilhosos os pés dos que anunciam boas novas!” Mesmo assim, nem todos os israelitas aceitaram o Evangelho; porquanto, declarou Isaías: “Senhor, quem acreditou em nossa mensagem?” E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação pela palavra de Cristo.

                Há um caminho ou um processo que leva uma pessoa a ser salva. Que leva uma pessoa totalmente incrédula a ter fé. O meio é a pregação feita por alguém que foi chamado ou enviado para tal ato. Tem que haver alguém que pregue para que o outro ouça, creia e invoque o Nome do Senhor.

Isaías 53: 1.
Quem deu crédito à nossa pregação? e a quem se manifestou o braço do Senhor? 

                Nem todos creem, é verdade. Às vezes a mensagem é muito desafiadora para o seu tempo.

João 12: 37-41.
Mas, embora tivesse realizado tantos milagres diante deles, não creram em Jesus, para cumprir a palavra do profeta Isaías, que disse: “Senhor, quem creu em nossa mensagem, e a quem foi revelado o braço do Senhor?” Contudo, não podiam crer, porque como reafirmou Isaías: “Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos nem entendam com o coração, nem se convertam e Eu os cure.” Isso disse Isaías porque viu a glória dele e falou a seu respeito.

                No entanto, muitos não creem mesmo diante das evidências, e até mesmo diante do que os próprios olhos veem. Muitas pessoas continuarão cegas e surdas até que chegue um tempo oportuno, um tempo em que alguém consiga lhes explicar a palavra e elas entendam. Até que se encontre o modo de derrubar as barreiras para que a palavra penetre.

Atos 8: 27-35.
28 - retornando para casa, sentado em sua carruagem, ia lendo o livro do profeta Isaías.
30 - Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: “Compreendes o que estás lendo?”
31 - Ao que ele replicou: “Como poderei compreender, a não ser que alguém me explique? E pediu a Filipe que subisse e se sentasse ao seu lado.
34 - Então, o eunuco indagou a Filipe: “Por favor, peço-te que me esclareças sobre quem o profeta está falando? De si mesmo ou fala de algum outro?”

                Mesmo lendo as escrituras, o entendimento pode não vir. Assim é preciso que alguém mais experiente e instruído explique as escrituras.

Jesus e as Escrituras.
Lucas 24: 25-32.
25 - Então ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram!
27 - E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.
30 - 31 - E aconteceu que, quando estavam reclinados ao redor da mesa, tomando Ele o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles; neste mesmo instante, se lhes abriram os olhos, e o reconheceram; Ele, contudo, desapareceu diante dos olhos deles.
32 - E questionaram-se entre si: “Porventura não nos queimava o coração, quando Ele, durante a nossa jornada, nos falava, quando nos explicava as Escrituras?”

                Mesmo já tendo sido ministrados muitas vezes acerca do mesmo assunto, quando este se apresenta na vida prática, ainda assim pode-se encontrar dificuldade em lembrar, aceitar ou receber o entendimento desse fato. Isso aconteceu com os discípulos de Jesus acerca de Sua morte. Foi preciso que Jesus lhes explicasse detalhadamente o que a Seus respeito estava escrito nos profetas e em todas as Escrituras. Porém foi só na presença de Jesus que se lhes abriram os olhos e eles compreenderam, muito embora enquanto Jesus relatava as Escrituras os corações deles ardiam.

Lucas 24: 44-47.
45 - Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras;   

                Na verdade é Jesus quem abre o nosso entendimento para compreensão das Escrituras.

1 Pedro 2: 2-3.
Desejai o puro leite espiritual, como crianças recém-nascidas, a fim de crescerdes, por intermédio desse alimento para a Salvação, se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso.

                Deve haver uma ação dupla de nossa parte para que Jesus nos abra o entendimento para as Escrituras. Primeiro, ter o desejo de aprender e crescer; segundo, ter experiências com o Senhor.

* O crescimento é realizado por duas vias – o alimento da palavra e a experiência com o Senhor. Conhecer as Escrituras e o Poder de Deus. Se for somente por uma das vias – gera um teólogo sem vida com Deus, ou um pentecostal sem conhecimento da palavra.

Mateus 22: 29.
Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus;

Duas coisas são necessárias: Compreender as Escrituras e o Poder de Deus. São como os nossos dois pés em uma caminhada. Os dois devem estar juntos por todo o caminho.

Nenhum comentário: