sábado, 1 de janeiro de 2011

O verdadeiro Autor do Ano Novo

 
Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos.
Gênesis 1: 14.
         A comemoração do Ano-novo é celebrada em todas as nações cujo calendário é solar, que observa a rotação da terra ao redor do sol. O ano novo começa quando a terra está iniciando um novo ciclo, uma nova volta ao redor do sol, que se dá em 365 dias. Tomou-se praticamente em todo o mundo a palavra francesa “Réveillon” para designar as festividades da passagem de ano. Essa palavra é proveniente do verbo “Réveiller”, que significa ‘despertar’. Sendo assim o ano novo demarca um tempo de despertar para viver o novo ano que apenas inicia, mas tem pela frente dezenas e dezenas de dias.
         A comemoração ocidental realizada em 1º de janeiro foi decretada pelo governador romano Júlio Cezar no ano 46 a.C. Esse dia foi dedicado a ‘jano’, o deus dos portões; esse deus tinha duas faces – uma voltada para trás (como o ano velho que passou) e outra voltada para frente (como o novo ano que se inicia).
         Isso tudo são coisas terrenas. Mas consideremos a eternidade de Deus.
Deus é eterno e conseqüentemente o tempo de Deus também é eterno. A eternidade existe desde sempre e para sempre. Do nosso ponto de vista existe para traz e para a frente, tanto para o passado quanto para o futuro. Mas para Deus não existe essa divisão. Para Deus a eternidade não é uma linha dividida em passado, presente e futuro. Porque Deus é o Senhor do tempo. Para Deus não existe divisão de épocas, dias e anos.
Dias e anos existe apenas para nós seres humanos que somos limitados ao movimento de rotação da terra e ao sistema solar, que Deus criou e estabeleceu suas rotações. Por isso quando definimos cronologicamente a chegada de um novo ano estamos simplesmente seguindo o percurso das coisas que Deus criou. Sendo assim, Deus é que é o verdadeiro autor do ano novo, os seres humanos apenas descobriram o mistério.
Deus fez com que a terra girasse em torno de si mesma num determinado espaço de tempo, criando uma porção de claridade e outra porção de escuridão em toda parte da terra. Os homens descobriram que essa rotação era de vinte e quatro horas. E deu-se o nome de dia e noite.E a cada novo dia (a cada manhã) as misericórdias do Senhor se renovam para conosco. Concluímos que Deus fez os tempos para renovar as coisas, assim como numa manhã nos sentimos revigorados para um novo dia. E a cada novo ano também é tempo de se renovar a esperança, a expectativa, a determinação, o sonhos de conquistas. Isso tudo foi apenas descoberto pelos homens que deram a esse tempo extraordinário a denominação de ‘réveillon’ – despertamento. Isso é na verdade o tempo preparado por Deus para que haja um despertamento em nossas vidas, para que aproveitemos esse tempo como um impulso de ir em frente, de começar algo novo, e principalmente de reconhecer que Deus é o Autor e Senhor de tudo.
...

Nenhum comentário: