sábado, 1 de janeiro de 2011

Ano novo - A virada de Deus


Êxodo 12: 1-2. Disse o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito: Este mês vos será o principal dos meses; será o primeiro mês do ano.

Quando Deus libertou o povo da escravidão do Egito, Deus mudou os tempos, porque um acontecimento extraordinário se deu - a morte do cordeiro e a aplicação do seu sangue para livramento dos israelitas. Deus começou a contar o tempo de novo tal qual se começou a contar a partir do nascimento de Jesus, a qual chamamos de Era Cristã.
Aquele dia, aquela época, aquele mês foi o tempo da grande virada na vida do povo de Deus, e Deus mudou o começo do ano para que naquele tempo se começasse sempre um novo ano e fosse comemorada a virada do povo de Deus.
Na bíblia a festa da páscoa (abril-março) está intimamente ligada ao conceito do ano novo espiritual. Porém há um outro ano novo (setembro) o qual traz o conceito de contagem do tempo. Para os judeus o novo ano espiritual está separado do ano novo cronológico.
Mas em nossa época e cultura, não observamos o ano novo espiritual bíblico, porém no ano novo cronológico, da passagem do ano velho para o ano novo (31 de dezembro – 1 de janeiro), há um casamento do tempo com os conceitos espirituais. De uma forma deturpada as pessoas em geral recorrem a todos os meios místicos para se aprontarem para a passagem do ano. As pessoas em geral tem um sentimento de que esta é uma data propícia para se fazer algo, mas como estão destituídas do discernimento de Deus acabam se enveredando por qualquer caminho místico.
Porém, se volvermos os olhos para a época do êxodo bíblico e a mudança que Deus fez quanto ao início do novo ano, percebemos que realmente é um tempo especial de Deus, marcado por Deus. Diante disso, se transportarmos o significado do ano novo bíblico para o nosso ano novo temporal, podemos compreender que o começo de um novo pode se tornar em realidade um fator ajudador para empreendermos mudança de vida. Certamente é um propósito de Deus que tenhamos a esperança renovada para o novo ano que se inicia. Portanto aproveitemos o que o ano novo significa e pode trazer para nós.

O ano novo significa deixar de ser escravo de tantas coisas e servir a Deus.

O ano novo significa deixar todos os deuses e confiar apenas no sangue do Cordeiro.

O ano novo significa deixar de se alimentar das coisas do mundo (pepinos, melões, alhos e cebolas do Egito), e ser alimentado exclusivamente pela palavra de Deus (maná).

O ano novo significa se levantar e marchar para conquistar a terra que Deus prometeu.
...

Nenhum comentário: