Apocalipse 1: 1-20.
Introdução: O cristianismo
inicial foi marcado pela perseguição. Atos 2: 1-12. Primeira propagação. Atos
8: 1-4. Dispersão pelo mundo. Atos 10 – 11. Através dos apóstolos a palavra
chega oficialmente aos gentios. Atos 12. A Perseguição desencadeada por
Herodes. Atos 13. O Apóstolo Paulo começa as viagens missionárias. Outros
também vão e igrejas são implantadas por toda região que está sob o domínio
romano. Roma interliga as fronteiras e permite viajar. O evangelho segue pelas
vias de Roma, de uma forma oculta, aproveitando também as sinagogas dos judeus.
O cristianismo cresce e transforma vidas, interfere nas práticas pagãs de Roma.
Roma se dá conta desse povo
estranho inserido em seu meio e transformando sua estrutura, esse povo ousado,
diferente – cristãos – povo que não adere, não participa dos rituais pagãos, da
adoração ao sol, nem do culto ao imperador. Roma reage.
Ano 64 – grande incêndio de
Roma e os cristãos são culpados, desencadeando grande onda de perseguição.
Ano 95 – 96. Imperador
Domiciano se declarou ‘divino’ – nova ordem de perseguições. Ilha de Patmos –
uma prisão natural a 100 Km de Éfeso. Presos políticos e religiosos são
desterrado pra lá. João está nessa ilha quando recebe a revelação – o
apocalipse.
Apocalipse é a Revelação dos
fatos, trazendo consigo a orientação necessária para não ser envolvido nem
tragado por eles, assim como um alerta ou repreensão para aprumar a própria
vida. O poder para governar pertence a Deus; não temas os acontecimentos.
Ap 1: 1-2. Revelação de Jesus
Cristo, que Deus lhe concedeu para mostrar a seus servos os acontecimentos que
em breve devem se realizar, e que Ele, por intermédio do seu anjo, expressou ao
seu servo João, o qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus
Cristo, de tudo quanto viu.
Revelação é o ato de retirar o
véu, pôr à descoberto o plano de Deus neste ambiente histórico. O apocalipse
tem uma palavra, uma mensagem para orientar, e confortar
As igrejas cristãs não
entendiam a perseguição. No começo tinham acreditado na volta de Jesus para os
seus dias, e esses dias foram passando, e as coisas ficando difíceis. A fé de
muitos estava sendo abalada. Em meio a tantas dúvidas Jesus Cristo revela o que
está acontecendo e o que ainda vai acontecer.
O apocalipse mostra Cristo
Glorificado nos céus e o cumprimento de Seus desígnios soberanos na terra. Não
é a simples revelação do futuro. É a revelação de Jesus Cristo – Senhor da
história. Conhecer o apocalipse é conhecer melhor – O Salvador.
O apocalipse deve ser tomado
como uma mensagem de Deus, na qual precisamos nos admirar com as maravilhas,
estar interessados em sua mensagem, na busca por Cristo e Suas características
celestiais, não em saber o futuro e o fim do mundo.
Coisas que devem acontecer –
Daniel 2: 27-47.
Revelação de alcance mundial.
De caráter político, fatores econômicos e eventos cataclísmicos.
Traz a orientação e a mensagem
que tudo vai passar e o futuro será glorioso. Descreve-se situações difíceis a
enfrentar, ao mesmo tempo em que traz o desfecho final da história humana a
vitória final e total de Jesus Cristo.
Por intermédio do seu anjo.
Alguns manuscritos dizem por intermédio de sinais. Os sinais de que João entra
em êxtase, é arrebatado, cai no espírito, é levado ao céu, conversa com o ancião,
com o anjo, ouve grande voz, vê muitas coisas.
Servo João – João 21: 20-23.
João certamente foi o único apóstolo sobrevivente a atravessar uma data tão
longa.
Ap 1: 3. Bem-aventurados os
que lêem, bem como os que ouvem, as palavras desta profecia e obedecem às
orientações que nela estão escritas, porquanto o tempo desses eventos está às
portas.
Uma recomendação para ler e
ouvir o apocalipse – obedecendo seus ensinos. Porque esses eventos já estão
acontecendo.
Ap 1: 4. João, às sete igrejas
que estão na Ásia: Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que
há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; e da
parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe
dos reis da terra. Aquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos
nossos pecados, e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a ele
seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém.
O cabeçalho particular de
João. Uma carta circular devidamente endereçada às sete igrejas da Ásia. Havia
pelo menos 10 igrejas na Ásia – sete é simbólico. O povo de Deus estava
passando por perseguições intensas e precisava ser encorajado.
Deus Pai Todo Poderoso
Aquele que é, que era e que há
de vir. Êxodo 3: 14-15. – O nome de Deus.
Sete Espíritos – Isaías 11:
2-3. Zacarias 4: 10. Apocalipse 4: 5. Unidade do Espírito.
Jesus Cristo. Apresentação de
Jesus em Seu triplo ministério.
Fiel testemunha – mártir –
Salmo 89: 27. Profeta.
Primogênito dos mortos – Sacerdote.
Príncipe dos reis da terra – Rei.
Primogênito além de significar
‘o primeiro’, significa ‘o mais exaltado’.
Pelo seu sangue nos libertou
dos nossos pecados e nos fez reino e sacerdote.
Ap 1: 7. Eis que vem com as
nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as
tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.
Eis que vem com as nuvens...
Daniel 7: 13. Mateus 24: 30.
A segunda vinda em duas
etapas.
Arrebatamento – 1
tessalonisensses 4: 13-18. 1 Coríntios 15: 51-52.
Como ladrão – repentinamente e
secreto – Ap 16: 15. Mateus 24: 27-30.
Ap 1: 8. Eu sou o Alfa e o
Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o
Todo-Poderoso.
Deus é o Senhor de toda a
história – o princípio, o fim e o transcurso dela.
Isaías 41: 4 / 44: 6 / 48: 12.
Apocalipse 1: 9. Eu, João,
irmão vosso e companheiro convosco na aflição, no reino, e na perseverança em
Jesus, estava na ilha chamada Patmos por causa da palavra de Deus e do
testemunho de Jesus.
Patmos – Ilha de exílio
político/religioso.
Apocalipse 1: 10 – 11. E, no
dia do Senhor, achei-me exaltado no Espírito, quando ouvi atrás de mim uma voz
forte, como o som de trombeta, que dizia: “Escreve em um livro o que vês e
envia-o a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes,
Filadélfia e Laodiceia”.
Em êxtase; exaltado;
arrebatado; sob o poder do Espírito.
No dia do Senhor –
Substituição desafiadora do dia do imperador. O domingo foi tomado do dia da
adoração ao sol (o dia do deus rá – sol) e do dia do imperador. Indicava
originalmente o dia da elevação de faraó ao trono do Egito – apropriado pelos
romanos.
Voz de trombeta – Ezequiel 43:
1-2.
Às sete igrejas da Ásia – As
que João provavelmente tinha influência. Situavam-se na via (estrada) que unia
mais ou menos de forma circular a província da Ásia. Eram centros postais.
Havia mais igrejas na região, o número sete é simbólico.
João estava fisicamente em
Patmos espiritualmente em Pneumatti. De
repente o cenário da ilha de Patmos com suas minas, mar revolto, montanhas
rochosas sumiram e deram lugar à visão celestial como uma porta abrindo para o
céu. Gênesis 28: 11-17. Uma porta para Deus.
Apocalipse 1: 12-13. Voltei-me
para observar quem falava comigo e, voltando-me, vi sete candelabros de ouro e,
entre os candelabros, alguém semelhante a um ser humano, vestindo uma longa
túnica que chegava a seus pés, e um cinturão de ouro ao redor do peito.
Candeeiro / castiçal /
candelabro
Zacarias 4: 1-14. Êxodo 25:
31-40.
Filipenses 2: 14-15 / Mateus
5: 14-16.
Como filho de homem – Daniel
7: 13. Descrição de um ser celestial. Como o profeta Ezequiel era chamado. E
como Jesus designava-se a si mesmo. Um título messiânico.
Longa Túnica – vestes talares
– cinto de ouro – vestimenta de sacerdote e Rei.
Êxodo 28: 4-8.
Apocalipse 1: 14-15. Sua
cabeça e seus cabelos eram brancos como a lã, tão brancos quanto a neve, e seus
olhos, como uma chama de fogo. Seus pés reluziam como o metal, quando é
refinado em fornalha ardente, e sua voz como o som de muitas águas.
Daniel 7: 9 / Daniel 10: 6 / Ezequiel 1: 24.
Cabelos brancos – ancião de
dias – hebraísmo que fala acerca de uma pessoa venerável.
Pode ser o efeito das luzes do
resplendor da Glória.
Olhos como chama da fogo –
olhos penetrantes. Profundidade e autoridade espiritual.
Voz de muitas águas – como de
uma cachoeira – voz de trovão – voz de trombeta - Voz forte.
Voz com autoridade anunciando
algo importante.
Mateus 17: 5-6. João 12:
27-29. Isaías 58: 1. Hebreus 1: 1-3.
Pés como bronze reluzente – Metal
reluzente. Fala da aplicação do juízo.
Jeremias 15: 20 / Salmo 18: 34
/ Jó 6: 12. Ezequiel 1: 2-7.
Apocalipse 1: 16. Tinha em sua
mão direita sete estrelas, e de sua boca saía uma espada com dois gumes
afiados. Seu rosto era como o próprio sol quando brilha em todo o seu
esplendor.
Sete estrelas na mão – Daniel
12: 3 / Mateus 13: 43. O verdadeiros mensageiros estão nas mãos de Jesus.
Deus tem seus servos em suas
mãos e os coloca em lugares que Ele deseja que brilhem para Ele.
Espada de dois gumes afiada –
o símbolo de Roma era a espada. Hebreus 4: 12. Efésios 6: 17.
Rosto brilhante – Mateus 17:
2. Juízes 5: 31. Malaquias 4: 2.
Salmo 84: 11. Porquanto o
Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum
aos que andam na retidão.
Apocalipse 1: 17. Assim que o
admirei, caí a seus pés como se estivesse morto. Então, Ele colocou sua mão
direita sobre mim, e disse: “Não tenhas medo, Eu Sou o primeiro e o último.
O cair no Espírito. Cair na
unção. Daniel 8: 18 / Daniel
9: 21 / Daniel 10: 7-9 / Daniel 10: 10-16 / Daniel 10: 18-19.
Pôs sobre mim a mão direita –
Ezequiel 2: 1-2 / Ezequiel 1: 26-28 / Ezequiel 3: 12 e 24.
Apocalipse 1: 18. Eu Sou o que
vive; estive morto, mas eis que estou vivo por toda a eternidade! E possuo as
chaves da morte e do inferno.
Ter as chaves significa ter
autoridade. Morte – como personificação de um ser. Inferno – hades – o reino dos mortos. É Jesus
Quem tem o controle sobre o outro mundo.
Apocalipse 1: 19. Portanto,
escreve sobre tudo o que tens visto, tanto os eventos que se referem ao
presente como aqueles que sucederão depois desses.
Apocalipse 1: 20. Este é o
mistério das sete estrelas, que viste na minha mão direita, e dos sete
candelabros de ouro: as estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete
candelabros são as sete igrejas”.
Anjo significa mensageiro. Um
ser angelical ou um ser humano.
Bibliografia
Bíblia Sagrada – Várias versões.
Neemias
Carvalho Miranda – Apocalipse Comentário Versículo por versículo
Adolf Pohl - Comentário
esperança
Hernandes
Dias Lopes – Apocalipse – Comentário expositivo Hagnos
Warren
W. Wiersbe - Comentário Bíblico expositivo
David
Stern - Comentário Judaico
Michel
Wilcock - A mensagem do Apocalipse
F.
Davidson – O novo comentário da Bíblia
Willian
Hendriksen – Mais que vencedores
Lawrence
O. Richards - Comentário Histórico cultural
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