sábado, 15 de setembro de 2018

Aocalipse 1: 1-20. Jesus Glorificado


Apocalipse 1: 1-20.
Introdução: O cristianismo inicial foi marcado pela perseguição. Atos 2: 1-12. Primeira propagação. Atos 8: 1-4. Dispersão pelo mundo. Atos 10 – 11. Através dos apóstolos a palavra chega oficialmente aos gentios. Atos 12. A Perseguição desencadeada por Herodes. Atos 13. O Apóstolo Paulo começa as viagens missionárias. Outros também vão e igrejas são implantadas por toda região que está sob o domínio romano. Roma interliga as fronteiras e permite viajar. O evangelho segue pelas vias de Roma, de uma forma oculta, aproveitando também as sinagogas dos judeus. O cristianismo cresce e transforma vidas, interfere nas práticas pagãs de Roma.
Roma se dá conta desse povo estranho inserido em seu meio e transformando sua estrutura, esse povo ousado, diferente – cristãos – povo que não adere, não participa dos rituais pagãos, da adoração ao sol, nem do culto ao imperador. Roma reage.
Ano 64 – grande incêndio de Roma e os cristãos são culpados, desencadeando grande onda de perseguição.
Ano 95 – 96. Imperador Domiciano se declarou ‘divino’ – nova ordem de perseguições. Ilha de Patmos – uma prisão natural a 100 Km de Éfeso. Presos políticos e religiosos são desterrado pra lá. João está nessa ilha quando recebe a revelação – o apocalipse.

Apocalipse é a Revelação dos fatos, trazendo consigo a orientação necessária para não ser envolvido nem tragado por eles, assim como um alerta ou repreensão para aprumar a própria vida. O poder para governar pertence a Deus; não temas os acontecimentos.

Ap 1: 1-2. Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe concedeu para mostrar a seus servos os acontecimentos que em breve devem se realizar, e que Ele, por intermédio do seu anjo, expressou ao seu servo João, o qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, de tudo quanto viu. 

Revelação é o ato de retirar o véu, pôr à descoberto o plano de Deus neste ambiente histórico. O apocalipse tem uma palavra, uma mensagem para orientar, e confortar

As igrejas cristãs não entendiam a perseguição. No começo tinham acreditado na volta de Jesus para os seus dias, e esses dias foram passando, e as coisas ficando difíceis. A fé de muitos estava sendo abalada. Em meio a tantas dúvidas Jesus Cristo revela o que está acontecendo e o que ainda vai acontecer.
O apocalipse mostra Cristo Glorificado nos céus e o cumprimento de Seus desígnios soberanos na terra. Não é a simples revelação do futuro. É a revelação de Jesus Cristo – Senhor da história. Conhecer o apocalipse é conhecer melhor – O Salvador.

O apocalipse deve ser tomado como uma mensagem de Deus, na qual precisamos nos admirar com as maravilhas, estar interessados em sua mensagem, na busca por Cristo e Suas características celestiais, não em saber o futuro e o fim do mundo.

Coisas que devem acontecer – Daniel 2: 27-47.
Revelação de alcance mundial. De caráter político, fatores econômicos e eventos cataclísmicos.
Traz a orientação e a mensagem que tudo vai passar e o futuro será glorioso. Descreve-se situações difíceis a enfrentar, ao mesmo tempo em que traz o desfecho final da história humana a vitória final e total de Jesus Cristo.

Por intermédio do seu anjo. Alguns manuscritos dizem por intermédio de sinais. Os sinais de que João entra em êxtase, é arrebatado, cai no espírito, é levado ao céu, conversa com o ancião, com o anjo, ouve grande voz, vê muitas coisas.

Servo João – João 21: 20-23. João certamente foi o único apóstolo sobrevivente a atravessar uma data tão longa.

Ap 1: 3. Bem-aventurados os que lêem, bem como os que ouvem, as palavras desta profecia e obedecem às orientações que nela estão escritas, porquanto o tempo desses eventos está às portas.

Uma recomendação para ler e ouvir o apocalipse – obedecendo seus ensinos. Porque esses eventos já estão acontecendo.

Ap 1: 4. João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Aquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados,  e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém. 

O cabeçalho particular de João. Uma carta circular devidamente endereçada às sete igrejas da Ásia. Havia pelo menos 10 igrejas na Ásia – sete é simbólico. O povo de Deus estava passando por perseguições intensas e precisava ser encorajado.

Deus Pai Todo Poderoso
Aquele que é, que era e que há de vir. Êxodo 3: 14-15. – O nome de Deus.
Sete Espíritos – Isaías 11: 2-3. Zacarias 4: 10. Apocalipse 4: 5. Unidade do Espírito.

Jesus Cristo. Apresentação de Jesus em Seu triplo ministério.
Fiel testemunha – mártir – Salmo 89: 27. Profeta.
Primogênito dos mortos – Sacerdote.
Príncipe dos reis da terra – Rei.

Primogênito além de significar ‘o primeiro’, significa ‘o mais exaltado’.

Pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados e nos fez reino e sacerdote.

Ap 1: 7. Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.   

Eis que vem com as nuvens... Daniel 7: 13. Mateus 24: 30.
A segunda vinda em duas etapas.
Arrebatamento – 1 tessalonisensses 4: 13-18. 1 Coríntios 15: 51-52.

Como ladrão – repentinamente e secreto – Ap 16: 15. Mateus 24: 27-30.

Ap 1: 8. Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. 
Deus é o Senhor de toda a história – o princípio, o fim e o transcurso dela.

Isaías 41: 4 / 44: 6 / 48: 12.

Apocalipse 1: 9. Eu, João, irmão vosso e companheiro convosco na aflição, no reino, e na perseverança em Jesus, estava na ilha chamada Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. 

Patmos – Ilha de exílio político/religioso.

Apocalipse 1: 10 – 11. E, no dia do Senhor, achei-me exaltado no Espírito, quando ouvi atrás de mim uma voz forte, como o som de trombeta, que dizia: “Escreve em um livro o que vês e envia-o a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia”.

Em êxtase; exaltado; arrebatado; sob o poder do Espírito.
No dia do Senhor – Substituição desafiadora do dia do imperador. O domingo foi tomado do dia da adoração ao sol (o dia do deus rá – sol) e do dia do imperador. Indicava originalmente o dia da elevação de faraó ao trono do Egito – apropriado pelos romanos.

Voz de trombeta – Ezequiel 43: 1-2.

Às sete igrejas da Ásia – As que João provavelmente tinha influência. Situavam-se na via (estrada) que unia mais ou menos de forma circular a província da Ásia. Eram centros postais. Havia mais igrejas na região, o número sete é simbólico.

João estava fisicamente em Patmos  espiritualmente em Pneumatti. De repente o cenário da ilha de Patmos com suas minas, mar revolto, montanhas rochosas sumiram e deram lugar à visão celestial como uma porta abrindo para o céu. Gênesis 28: 11-17. Uma porta para Deus.

Apocalipse 1: 12-13. Voltei-me para observar quem falava comigo e, voltando-me, vi sete candelabros de ouro e, entre os candelabros, alguém semelhante a um ser humano, vestindo uma longa túnica que chegava a seus pés, e um cinturão de ouro ao redor do peito.

Candeeiro / castiçal / candelabro
Zacarias 4: 1-14. Êxodo 25: 31-40.
Filipenses 2: 14-15 / Mateus 5: 14-16.

Como filho de homem – Daniel 7: 13. Descrição de um ser celestial. Como o profeta Ezequiel era chamado. E como Jesus designava-se a si mesmo. Um título messiânico.
Longa Túnica – vestes talares – cinto de ouro – vestimenta de sacerdote e Rei.  
Êxodo 28: 4-8.

Apocalipse 1: 14-15. Sua cabeça e seus cabelos eram brancos como a lã, tão brancos quanto a neve, e seus olhos, como uma chama de fogo. Seus pés reluziam como o metal, quando é refinado em fornalha ardente, e sua voz como o som de muitas águas.

Daniel 7: 9  / Daniel 10: 6 / Ezequiel 1: 24.
Cabelos brancos – ancião de dias – hebraísmo que fala acerca de uma pessoa venerável.
Pode ser o efeito das luzes do resplendor da Glória.
Olhos como chama da fogo – olhos penetrantes. Profundidade e autoridade espiritual.

Voz de muitas águas – como de uma cachoeira – voz de trovão – voz de trombeta - Voz forte.
Voz com autoridade anunciando algo importante.
Mateus 17: 5-6. João 12: 27-29. Isaías 58: 1. Hebreus 1: 1-3.

Pés como bronze reluzente – Metal reluzente. Fala da aplicação do juízo.
Jeremias 15: 20 / Salmo 18: 34 / Jó 6: 12. Ezequiel 1: 2-7.

Apocalipse 1: 16. Tinha em sua mão direita sete estrelas, e de sua boca saía uma espada com dois gumes afiados. Seu rosto era como o próprio sol quando brilha em todo o seu esplendor.

Sete estrelas na mão – Daniel 12: 3 / Mateus 13: 43. O verdadeiros mensageiros estão nas mãos de Jesus.
Deus tem seus servos em suas mãos e os coloca em lugares que Ele deseja que brilhem para Ele.

Espada de dois gumes afiada – o símbolo de Roma era a espada. Hebreus 4: 12. Efésios 6: 17.

Rosto brilhante – Mateus 17: 2. Juízes 5: 31. Malaquias 4: 2.
Salmo 84: 11. Porquanto o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão. 

Apocalipse 1: 17. Assim que o admirei, caí a seus pés como se estivesse morto. Então, Ele colocou sua mão direita sobre mim, e disse: “Não tenhas medo, Eu Sou o primeiro e o último.

O cair no Espírito. Cair na unção. Daniel 8: 18 / Daniel 9: 21 / Daniel 10: 7-9 / Daniel 10: 10-16 / Daniel 10: 18-19.

Pôs sobre mim a mão direita – Ezequiel 2: 1-2 / Ezequiel 1: 26-28 / Ezequiel 3: 12 e 24.
Apocalipse 1: 18. Eu Sou o que vive; estive morto, mas eis que estou vivo por toda a eternidade! E possuo as chaves da morte e do inferno.

Ter as chaves significa ter autoridade. Morte – como personificação de um ser.  Inferno – hades – o reino dos mortos. É Jesus Quem tem o controle sobre o outro mundo.

Apocalipse 1: 19. Portanto, escreve sobre tudo o que tens visto, tanto os eventos que se referem ao presente como aqueles que sucederão depois desses.

Apocalipse 1: 20. Este é o mistério das sete estrelas, que viste na minha mão direita, e dos sete candelabros de ouro: as estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas”.

Anjo significa mensageiro. Um ser angelical ou um ser humano.

Bibliografia

Bíblia Sagrada – Várias versões.
Neemias Carvalho Miranda – Apocalipse Comentário Versículo por versículo
Adolf Pohl - Comentário esperança
Hernandes Dias Lopes – Apocalipse – Comentário expositivo Hagnos
Warren W. Wiersbe - Comentário Bíblico expositivo
David Stern - Comentário Judaico
Michel Wilcock - A mensagem do Apocalipse
F. Davidson – O novo comentário da Bíblia
Willian Hendriksen – Mais que vencedores
Lawrence O. Richards - Comentário Histórico cultural


Nenhum comentário: