terça-feira, 22 de setembro de 2020

A Espada de dois gumes

 

Apocalipse 2: 12. Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois gumes:
 
Pérgamo pode significar três coisas diferentes, a saber, torre forte, filho do sexo masculino, ou, casado.
 
Pergaminho - que é originalmente a pele de animais usada como material de escrita, vem de Pérgamo, onde havia uma biblioteca rival à biblioteca de Alexandria no Egito. 
 
Alexandria boicotou Pérgamo, quanto ao envio de papiro, (material de escrita tipo papel), muito abundante no Egito. O que levou ao desenvolvimento do pergaminho.
 
A igreja em Pérgamo tem a ver com o significado de casado e com a característica do pergaminho. O nível de relacionamento com Cristo é o casamento, devidamente estabelecido na escritura (escrita no pergaminho).
 
Mas a igreja em Pérgamo estava misturando a verdade com heresias, a santidade e o propósito de Deus com o mundo. A espada de dois gumes é para fazer a separação necessária.
 
A igreja em Pérgamo estava assumindo outros contratos de casamento. A espada de dois gumes era pra rasgá-los.
 
A cidade de Pérgamo era a mais fiel a Roma cujo símbolo era uma espada. A espada de dois gumes era pra chamar a atenção que o poder maior emana de Cristo.
 
Aquele que tem a espada de dois gumes pode rasgar Pérgamo ao meio, destruir a torre forte dos homens. Pode dissecar o filho varão, venerado naquela cultura. Pode separar o casamento da verdade com a mentira. Pode cortar o pergaminho de qualquer contrato com o mundo.
 
A espada aguda de dois gumes é a Palavra de Deus fiel e verdadeira. Ali em Pérgamo, uma das maiores bibliotecas do mundo, nenhum autor, nenhum escritor, nenhuma obra, nenhum livro podia falar mais afiado do que "A Aguda Espada de dois Gumes".
 
 

Nenhum comentário: