terça-feira, 22 de setembro de 2020

Não temas o que hás de padecer

 

Apocalipse 2: 10. Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
 
A perseguição sofrida fôra o treinamento para enfrentar dificuldades maiores. Diante da iminência de tal situação a palavra de ordem é: "Não temas o que hás de padecer".
 
Há tribulações que não advém de coração humano, nem de decisões, escolhas ou prática de vida errada. Há tribulações que é permitido o diabo agir. No entanto, Deus utiliza-o como aplicador de provas na vida dos cristãos.
 
Jesus avisa que haverá tribulação, porém seu fim é determinado. Dez dias significa um período curto. Os cristãos eram julgados e condenados como traidores de Roma. 
 
Jesus faz um pedido, que se comprido tem uma recompensa. A coroa da vida. 
 
Esmirna era uma cidade competitiva nos jogos olímpicos, onde o atleta que perseverava até o fim, que vencia, chegando com isso até a exaustão, recebia um coroa de louro. 
 
Era bem nítido para os cristãos daquele lugar esse paralelismo. Não podiam jogar a toalha, não podiam negar Jesus, precisavam ser testemunhas daquela forma - até a morte - pra receberem a coroa da vida.
 
Jesus nos pede confiança, firmeza, perseverança, fidelidade. Espera que sejamos aprovados ainda que o diabo atrapalhe nossa carreira, que não temamos nem a morte nem as coisas da vida.
 
Receber a "coroa da vida" é uma figura de linguagem; significa ter a vida eterna.
 

Nenhum comentário: