Rute 1: 1.
Nos dias em que julgavam os juízes.
Que dia são esses?
1.500 antes de Cristo – saída do Egito.
De depois da morte de Josué até 1.100 quando o profeta Samuel alcança notoriedade e respeito nacional.
Juízes – É um nome dado posteriormente para designar o período e a função que esses líderes assumiram. Esses líderes em sua maioria eram apenas líderes militares que depois de vencerem uma batalha por Israel se tornava seu líder político. Não eram líderes espirituais. E na área espiritual cada um fazia o que achava melhor. Os sacerdotes eram inexpressivos e sem autoridade sobre o povo. Os profetas não aparecem em cenário nacional.
O povo se misturava com os outros povos e seguiam após outros deuses.
Mas é evidente que isso é um panorama geral. Certamente havia comunidades fiéis a Deus. Certamente havia pessoas que mantinham sua fé. Mas que na história, e toda história é contada meio por cima, não aparece.
Houve fome na terra. A terra que mana leite e mel. A terra ou o lugar da bênção pode também passar por dificuldade.
Houve fome no tempo de Abraão, de Isaque, no tempo de Jacó houve uma fome mundial.
A fome – mais precisamente a seca por falta de chuva era vista como uma repreensão de Deus. Todas as outras culturas acreditavam que era a ira de seus deuses.
II Samuel 21: 1. Posteriormente no tempo do rei David houve fome durante três anos por conta de uma culpa de sangue porque o rei Saul matou inocentes.
A fome ou melhor a falta de chuva no contexto espiritual significa que o céu está fechado. Por que motivo razão ou circunstância o céu se fecha? Por que muitas vezes a bênção não vem?
Deus não é obrigado a nos abençoar.
Deus tem coisas importantes a trabalhar em nossas vidas.
Para formar um cristão ou um servo; para preparar uma pessoa para o exercício de um ministério leva anos; e é preciso lançar mão de várias ferramentas para moldar caráter; personalidade; estabelecer objetivo, prioridade.
Assim como um artista trabalha numa obra. Deus trabalha em nossas vidas.
Significado dos nomes
Todos os nomes na Bíblia tem significado e esse significado contém características e informações muito interessantes e reveladoras.
Contexto geográfico.
Belém - Beyth Lechem – Casa de pão. É uma cidade.
Judá – Louvor – É um estado, naquele tempo denominava-se tribo.
Israel – Deus prevalece. É o país. Isso tudo é a terra prometida por Deus aos descendentes de Abraão.
Um homem deixou tudo isso e foi habitar na terra de Moabe.
Moabe – filho do meu pai. Tem uma aparência de coisa bonita, mas a realidade é escabrosa. Ló e sua filha.
Moabe – é um país vizinho de Israel. O povo de moabe serve ao deus kemosh – quemos. Um santuário com uma imagem gigante diante dela se fazia os rituais, as oferendas e ofertas, inclusive com sacrifício de crianças.
No próprio período dos juízes Israel serviu aos moabitas durante 18 anos.
Sair de Israel para ir viver em Moabe equivale a sair do Brasil e ir morar no Irã, na China, e outros países onde não tem igrejas cristã, e nem mesmo é permitido ser cristão.
Mas naquele tempo era pior porque o conceito de maldição era muito forte.
Rute 1: 2. A estrutura da família.
Elimeleque – Deus é rei. Noemi – Agradável; ditosa; bondosa.
Malom – Doente - de fraqueza ou contaminação.
Quiliom – Desperdício; desfalecimento.
Efrateus – Belém-Efrata. Proveniente de Efraim um dos filhos de José no Egito.
O nome Efraim é bastante ambíguo ou seja tem dois significados diferentes porque retrata os sentimentos de José no Egito. Quando José teve o primeiro filho, ele deu o nome de Manasses dizendo: Deus me fez esquecer de todos os meus trabalhos e de toda a casa de meu pai. Manassés – Levando a esquecer.
Os Pais davam nomes aos filhos conforme as coisas aconteciam a sua volta.
Ao segundo filho José chamou Efraim e disse: Deus me fez próspero na terra da minha aflição.
Efraim - Monte de cinzas. Duplamente frutífero.
O nome Efraim nos revela que José estava prosperando, frutificando como pai (dois filhos) como governador do Egito. Mas ele tinha em sua vida um monte de cinzas do passado. A questão com os seus irmãos que o venderam não tinha sido resolvida.
Trazendo isso para Malom e Quiliom, nós encontramos uma família complicada. Porque os pais Elimeleque (Deus é rei), Noemi (agradável; ditosa) deram nomes aos filhos de ‘Doente’ e ‘Despercício’. Isso demonstra situações complicadas em suas vidas ainda mais vivendo a época dos juízes.
A situação piora com a fome ou a seca na terra. Elimeleque toma sua família, deixa suas terras, sua herança e vai tentar a vida em Moabe.
Rute 1: 3. Elimeleque morreu. Deus é rei – é um nome abençoado, profético, cheio de promessas, mas se sair do lugar preparado por Deus nada da certo. Se ir para um lugar maldito dificilmente vai prosperar.
Rute 1: 4. Malom e Quiliom se casam com mulheres moabitas.
Orfa – Pescoço - rebelde. Rute – amiga; amizade.
Passam-se dez anos aparentemente tudo bem. Havia uma família ainda.
Mas de que forma conviviam? Que fé professavam? Como servir ao Deus de Israel na terra de Moabe?
Rute 1: 5-10.
Os filhos morreram. A mulher ficou desamparada.
Quando tudo se foi ela resolve voltar por que ouviu uma boa nova.
Era uma questão de lei a nora passava a pertencer à família do marido.
Rute 1: 11-12. Casar com o cunhado. Noemi usa a lei para convencer as noras. A intenção dela é boa.
Rute 1: 14. Quando liberto da lei a pessoa toma sua decisão.
Orfa estava presa à Noemi simplesmente pela questão legal – da lei. Mas no momento em que percebe que está isenta desta lei ela volta.
Rute estava ligada com o coração, apesar de saber da existência da lei.
Nós vemos aqui dois tipo de pessoas.
Pessoas presas à uma situação por algum motivo, em que se for tirado esse motivo essas pessoas se vão.
Se forem liberadas da lei por alguém, elas voltam a fazer o que a lei condena.
Pessoas ligadas pelo coração. Que mesmo quanto tentam convencê-las do contrário elas não se dobram.
São pessoas que conhecem a lei e poder do amor.
Rute 1: 15-18.
15 - Tua cunhada voltou – Cuidado com o exemplo dos outros.
16 – O teu povo será o meu povo. O teu Deus será o meu Deus. Rute viu algo em Noemi. Ela aprendeu de Deus. Ela largou o seu povo moabita, a sua religião de origem. A sua possibilidade de um novo casamento em Moabe, não por causa de uma lei, mas por causa de Deus.
18 – De todo estar resolvido a fazer algo.
Rute 1: 19-22.
20 – Mara – amarga. Noemi já não é mais a mesma. Ela envelheceu na fé. Não é mais a Noemi que Rute conheceu logo que tornou-se sua nora. E isso aconteceu enquanto voltavam. Pensando no que todos diriam ao voltar naquela situação – sem nada. Sem marido e sem filhos. Ela conhecia a lei referente à heranças. Ela conhecia como os estrangeiros eram tratados. Ela estava trazendo ainda uma moabita consigo para a terra de Israel. Aconteceu com ela o mesmo que aconteceu com Jó. Jó estava resistindo bem, mas quando seus três amigos chegaram com a intenção de consolar Jó não conseguiram dizer palavra alguma, aí Jó começa a descarregar sua lamúria. Quando as mulheres se comovem por causa dela, então ela desata a lamentar-se.
Tem coisas que nos faz tirar os olhos do Senhor e coloca-los em nós mesmos. Quando isso acontece é uma tragédia. Aquilo tudo é coisa da alma amargurada dela.
22 – O fato histórico e importante é que elas chegaram a Belém – na casa de pão – no começo da colheita de cevada.
Rute 2: 1-23. Chegando a Israel, Rute se dispõe imediatamente a trabalhar.
3 – Por casualidade Rute entrou na parte que pertencia a Boaz.
15-16 – Por causa de sua atitude – ela alcança o favor daquele homem.
20 – Resgatadores. “Esse Homem é nosso parente chegado e um de nossos resgatadores”.
Resgatador – Remidor. Redentor. Ga’al – era um homem – o parente mais próximo possível que tinha o dever de se casar com a viúva da família que tinha ficado viúva e não tinha tido filhos.
A prioridade era do cunhado. Mas Noemi não tinha mais filhos para que um desses pudesse se casar com Rute. Então o dever se estendia justamente ao parente mais próximo do Elimeleque marido de Noemi.
Isaías 54: 4-5. Esse termo Remidor é aplicado a Jesus.
Rute 2: 23. Rute continua trabalhando até terminar a colheita.
Costume de Israel. É uma forma de agir estranha para nós.
Rute 3: 1-9. Rute 4: 1-6.
Rute 4: 13-16. A vida de Noemi é resgatada através do menino que nasceu. Para Noemi ele é o resgatador.
Isaías 9: 6. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
Rute 4: 17. Obede – pai de Jessé, pai de David. Esse menino filho de Rute e Boaz é o avô de David.
Boaz – Em Deus está a força. Rute – Amizade. Obede – Servo. Aquele que serve.
É preciso ter o nome abençoado – não em questão de significado – na questão de ter a promessa de Deus.
É preciso estar no lugar certo para que as coisas de Deus aconteçam.
Elimeleque e Noemi – Deus é rei e Ditosa – estiveram no lugar certo mas viviam de forma errada, no tempo dos juízes e geraram o doente e o desperdício.
Malom e Quiliom já com complicações em suas vidas foram para o lugar errado e morreram.
Rute estava no lugar errado, saiu de lá e entrou pra História.
Órfã estava no lugar errado, teve a possibilidade de sair e voltou para o lugar errado.
Quem sou eu? E onde eu estou?
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