domingo, 11 de dezembro de 2016

A galinha dos ovos de ouro



A galinha dos ovos de ouro

         Em uma determinada localidade havia um homem, que por conta de uma dessas reviravoltas da vida, acabou se tornando o gerente de um grande galinheiro. E ele lidava com aquilo como podia. Tomava decisões conforme o seu próprio código de ética e conduta. Ora acertava, ora errava. Enfim, às vezes tudo ia bem, e às vezes tudo ia muito mal.
Ainda assim, naquele galinheiro havia várias galinhas produtivas, promissoras. Todas botavam ovos brancos, ovos normais, ovos dos quais nasciam pintinhos e o galinheiro apesar de todos os problemas que enfrentava continuava seguindo avante.
         É verdade que uma boa porção das aves não se davam umas com as outras. Que muitos projetos não vingavam por conta de rixas internas e pessoais. É verdade que aquele gerente procurou um meio de sanar as diferenças, mas não descobriu nenhum, por mais que se esforçasse para pensar em alguma solução, todavia não encontrou nenhuma.
Por conta de algumas circunstâncias não pôde colocar em prática a disciplina que era necessária. Então aquele galinheiro se mantinha no seu próprio status, sem alcançar contudo, todo o seu potencial.
         O tempo passou, alguns anos ficaram para trás, e um dia aquele gerente encontra algo que lhe enche os olhos. Uma galinha toda especial que botava ovos de ouro. Que maravilha, ele pensou, agora tenho tudo o que preciso! Comprou aquela galinha, investiu pesado nela, cercou aquela galinha dos ovos de ouros com muitos benefícios, muitas facilidades, muitas vantagens, para que ela tivesse todos os meios necessários para produzir os tão esperados ovos de ouro.  
Para ela, abriu a sua mão, proporcionou a melhor ração, todo o apoio, deu total liberdade, e assim passou a colher os maravilhosos ovos de ouro. Toda a sua atenção era voltada para a galinha dos ovos de ouro. Enquanto as outras galinhas que durante vários anos serviram naquele galinheiro foram relegadas ao esquecimento. Muitas foram vendidas, outras descartadas, colocadas de lado, e outras simplesmente debandaram, foram embora decepcionadas com o novo tipo de administração.
Em pouco tempo toda a casa sede da fazenda estava repleta de ovos de ouro, tudo muito lindo, ornamentado, uma beleza.
         Mas um dia, assim de repente, o dono daquele galinheiro chegou, viu tudo aquilo, balançou a cabeça em ação de censura e observou que ali não havia vida, novos pintinhos não estavam sendo gerados, tudo estava lindo por fora, mas morto, sem vida por dentro. Para ele o ouro valia nada, o esplendor, a estética valia nada. Para ele a galinha de ovos de ouro e seus frutos espetaculares aos olhos dos homens não passava de atrativo e obra morta.
         Suas galinhas simples, talentosas, promissoras estavam ao acaso, sem atenção, sem cuidado, sem oportunidade naquele galinheiro.
Para o dono de tudo o que importa são vidas, não resultados estéticos e numéricos. O que importa são vidas atingindo o seu potencial e colocando em prática o que Ele mesmo lhes designou. Ele se importa com cada um individualmente. E vai acertar contas com todos os administradores.
“Tome muito cuidado com a sua galinha dos ovos de ouro. Tome cuidado com seus planos, com seus propósitos, tome cuidado com suas verdadeiras intenções. A mente humana é traiçoeira e engana-se a si mesma”. Tome muito cuidado com as supostas confirmações que se pensa ser de Deus. Tome cuidado com todos os sinais externos. Tome cuidado com decisões abruptas, estúpidas, que não levam em conta a pessoa humana dos liderados. Tome cuidado com a autoridade que arroga-se a si mesmo para que não se transforme em autoritarismo e abuso de autoridade.
Tome cuidado com os planos que soam como milagrosos. E tome mais cuidado ainda ao depositar a esperança, a confiança, e a solução de tudo na pessoa de um ser humano.
Tome muito cuidado com a galinha dos ovos de ouro.

Nenhum comentário: