sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Desintoxicando a alma



Desintoxicando a alma

         Existem muitas substâncias que possuem a propriedade de intoxicar o corpo, prejudicando seu funcionamento, paralisando órgãos e suas funções, e podendo levar à morte. Do mesmo modo existem situações, ações, atitudes, práticas e certas exposições que intoxicam a alma. A alma pode ser envenenada pela raiva, pela mania de perseguição, a alma pode ser envenenada por uma expectativa frustrada, por uma ansiedade constantemente alimentada, por uma esperança que se adia e se confunde, a alma pode ser envenenada por uma luta que nunca tem fim.
         A alma intoxicada precisa passar pelo processo de desintoxicação. E a melhor maneira de desintoxicar a alma é proporcionar um tempo de reflexão a ela. A reflexão é como entrar num rio e sentir que as águas vão levando embora toda sujeira. A alma está sujeita a ser intoxicada no ambiente de trabalho, no seio familiar e até mesmo na igreja. Na igreja a alma se depara com as mais variadas situações, na igreja a alma interage com todo tipo de pessoas, na igreja a alma entra em campos de guerra, a alma adentra ambientes sombrios, a alma enfrenta situações de stress, a alma lida com sentimentos, pretensões, e fica exposta a tudo o que há de melhor e pior no ser humano.
         A lida da alma pode ser excruciante. A alma pode se cansar de tudo, ficar intoxicada com os próprios venenos e as toxinas alheias até chegar o momento que a alma percebe que esse ambiente não dá mais para ser sustentado, então a alma decide partir, precisa mudar todo esse quadro que a leva lentamente para a morte ou paralisia completa.
         Minha alma se encontra em pleno processo de desintoxicação. Estou revendo os fatos, processando novamente em minha mente todos os acontecimentos dos últimos anos. Estou reconhecendo meus erros e pedindo perdão. Estou sendo liberto de toda a minha pretensão. Estou ficando livre da minha luta sem fim.
Me retirei recentemente do campo de luta. Os rostos marcados estão sendo apagados. O alvo que tencionava atingir sem apoio algum está desfeito e lançado ao chão. Não tenho mais preocupação. Estou livre dos embaraços, estou livre de tentar colocar em prática a minha visão. Estou livre da luta que me angariava e acirrava cada dia mais a fúria de certos irmãos. Não sou mais alvo de crítica, de inveja, de cópia, ou de investigação. As disputas pararam. As tensões se foram. Os elementos tóxicos não estão mais sendo injetados na veia. Pelo contrário estou em pleno processo de desintoxicação.
As pessoas, os irmãos que se encontravam como meus adversários agora são simplesmente irmãos. Deixei a luta, abandonei o campo de ação. Se eu estava certo ou errado, não sei, só sei que tinha uma convicção, que tentei de todas as formas colocar um plano em ação – influenciar as pessoas levando-as a exercer o ministério que Deus colocou em suas mãos. Denunciei, critiquei, expus os problemas, sem medo de retaliação. Não escondi minha face, não fechei os meu olhos, falei o que estava em meu coração. Não podia ficar calado, não podia fingir que tudo estava bem.
Me sentia como o peso de equilíbrio no outro prato da balança, fazendo peso, fazendo pressão, agora tudo mudou, agora parti, o Senhor Deus está cuidando da minha alma. Essas palavras também fazem parte da minha desintoxicação. Estou me sentindo livre, cada vez mais livre, estou lavando as redes de pesca e as deixando prontas para que na próxima temporada possa entrar em ação.
Sabe, na maioria das vezes não conseguimos nos esquivar de entrar em contato com os tóxicos da alma. Eles são pulverizados o tempo o todo, eles estão impregnados no ar. No entanto chega um momento no qual não dá mais pra caminhar, não dá mais pra digerir direito, não dá mais pra pensar. E se não for possível encontrar um antídoto, um remédio para cada toxina da alma, a única solução é deixar o ambiente que se tornou inóspito, é mudar de ares, e ir respirar e viver em outro lugar. Um dia eu disse para três pessoas, se for preciso, partam, mas não morram nesse lugar, não sejam sufocados aqui. Agora aplico a mim mesmo o meu próprio conselho e vivo outra vez. Eu vivo outra vez!

Nenhum comentário: