sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Geração eleita



Geração Eleita
1 Pedro 2: 1-10.
            Pedro quando jovem, fez parte de uma geração que acreditava na vinda do Messias de forma gloriosa, como o Rei de Israel que se assentaria num trono e mudaria todas as coisas repentinamente. Aquela geração acreditava que Cristo viria para fazer o que eles queriam. Mas essa expectativa logo foi frustrada.
Lucas 17: 20-21.
"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós."
            A geração eleita, escolhida pela graça foi tirada do meio da geração com expectativas erradas. A geração eleita não estava pronta por si mesma ou profeticamente. Teve que ser formada a partir de mudanças de vida e sobretudo mudanças no interior. Foi uma geração incrédula, má e perversa transformada em geração eleita.
Atos 2: 40.
"Com muitas outras palavras Pedro deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa."

            Agora, Pedro está escrevendo para algumas igrejas. E ele não vai declarando logo de cara – vós sois a geração eleita. Primeiramente ele fala no capítulo 1 sobre a santidade na vida e a santidade no amor.
1 Pedro 2: 1.
"Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências,"
            Se despir. O jovem quando chega em casa tira a camiseta joga num canto, o tênis no meio do quarto, a meia em cima da cama, cada peça de roupa para um lado. Está se despojando de suas vestes. Bom é preciso fazer da mesma forma ao chegar para a casa de Deus. Se despojar das coisas erradas, das vestes velhas, suadas, surradas. Depois é que vai se alimentar. Claro que nesse intervalo houve um banho.
1 Pedro 2: 2.
"desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação,"
            Existem pessoas que querem se alimentar estando sujos.
            Os jovens desejam comer lanche. Pizza.
            Desejar se alimentar das verdades cristãs. Como crianças – uma geração sendo formada.
1 Pedro 2: 4-5.
"Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,"
" também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo."

Se aproximando da Pedra que vive nos tronamos pedras que vivem.
Se trata de pedras de construção. A pedra de construção é primeiramente retirada do meio onde estava por muito tempo, depois ela é lapidada para atingir um determinado formato.
Uma pedra de construção está firmada sobre a geração anterior, que veio primeiro que ela, faz um intercâmbio com os colegas da sua própria geração e dá apoio à geração que virá sobre ela.
Se tornando um corpo de sacerdotes.
Cada um precisa se tornar uma pedra viva, e fazer a ligação com a geração anterior e a posterior e ainda com as outras pedras vidas da mesma geração.
Salmos 145: 4.
"Uma geração louvará a outra geração as tuas obras e anunciará os teus poderosos feitos."
Às vezes o jovem pensa, somos jovens a força está conosco, vamos fazer do nosso jeito. Não, dessa forma torna-se uma geração isolada, fora da casa espiritual. Vai consultar a geração anterior!!! Vai intercambiar-se com as gerações anteriores, para ter estrutura e força para sustentar a próxima geração.
Uma geração de pedras vivas que não respeita as gerações anteriores não faz parte do templo, não faz parte da casa espiritual.

Juízes 2: 10-11.

"Foi também congregada a seus pais toda aquela geração; e outra geração após eles se levantou, que não conhecia o Senhor, nem tampouco as obras que fizera a Israel. Então, fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o Senhor; pois serviram aos baalins."
            Josué havia declarado: Eu e minha casa serviremos ao Senhor, mas não nem todos fizeram isso. A geração eleita que conquistou a terra prometida não transmitiu à geração posterior o conhecimento de Deus. Eles pensavam apenas em suas conquistas.
            O período dos juízes é um dos períodos mais tristes porque cada um fazia o que queria pois não havia Rei em Israel.

Existe uma função, existe uma missão para cada geração de pedras vivas. Oferecer conjuntamente sacrifícios espirituais agradáveis a Deus.

1 Pedro 2: 6-8.
"Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado. Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular  e:  Pedra de tropeço e rocha de ofensa.  São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos."
         Em uma geração alguns são gerados de novo. Se tornando a geração dos que crêem.
Existem duas gerações conflitantes. A geração eleita e a geração incrédula.
Geração implica de quem foi gerado. E o que está movendo essa geração.

Existem várias gerações num mesmo tempo, no mesmo século.
Nem todos se enquadram na geração dominante de sua época.

Filipenses 2: 14-15.
"Fazei tudo sem murmurações nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo,"
           

Provérbios 30
11 Há uma geração que amaldiçoa a seu pai e que não bendiz a sua mãe.
12 Há uma geração que é pura aos seus olhos, mas que nunca foi lavada da sua imundícia.
13 Há uma geração cujos olhos são altivos e cujas pálpebras são levantadas para cima.

Geração indecisa. Geração que não se compromete. Geração que não entra na dança, nem no choro.
Mateus 11: 16-17.
"Mas a quem hei de comparar esta geração? É semelhante a meninos que, sentados nas praças, gritam aos companheiros: Nós vos tocamos flauta, e não dançastes; entoamos lamentações, e não pranteastes."

Geração da mesmice. De deixa como está. Geração que não se levanta.
"Geração vai e geração vem; mas a terra permanece para sempre." Eclesiastes 1: 4.

1 Pedro 2: 9.
"Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;"

            Geração eleita. Gerada e escolhida para um propósito. Gerados de novo na palavra e na oração. Escolhida para um propósito.
Eleita. Recebeu o voto de Deus para exercer um cargo, uma função. Alguns eleitos não assumem. Descobre-se que não tem salário. Não é pra você ganhar coisas. Muitos são eleitos mas só recebem o salário, não fazem nada. Muitos eleitos dessa geração, só recebem as bênçãos, não exercem o ofício de sacerdotes.
Corre-se o risco de passar a vida toda ouvindo promessas, batendo no peito a dizer, somos geração eleita e não administrar nada efetivamente.
            O voto da graça não é por merecimento. Não é porque é jovem e tem força, beleza e talentos. Eleitos, não por merecimento, não por ser melhor que os outros.
           
            A pessoa quando é eleita faz festa, grita, bate no peito. Depois descobre que tem um serviço a fazer. Ser sacerdote do Rei. O que é um sacerdote. A primeira função de um sacerdote: adorar a Deus e ajudar outras pessoas a também o adorar. A nossa função é conectar Deus ao homem e transformá-lo também em sacerdote. O sacerdote atende ao povo, e leva até Deus as necessidades do povo. É um intercessor. O sacerdote também ensinava a Palavra.
            Nação – pessoas associadas ou vivendo em comunhão.
            Povo de propriedade exclusiva de Deus. Quem é o seu dono?
            Você pertence a dois senhores?

Mateus 6: 24.
"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas."
Mateus 12
38 Então, alguns escribas e fariseus replicaram: Mestre, queremos ver de tua parte algum sinal. 39 Ele, porém, respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; mas nenhum sinal lhe será dado, senão o do profeta Jonas.
            Vai se aplicar nas escrituras. Vai estudar a Bíblia, vai orar, vai exercer o ministério para o qual Deus o chamou, senão essa eleição não vai deixar uma marca nessa geração.
           
           

1 Pedro 2: 10.
"Vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia."
            Dessa forma somos transformados para fazer a diferença. Antes, não éramos povo, agora somos o povo de Deus. A geração eleita foi eleita para exercer um cargo, o de sacerdote do Rei. Foi chamada para viver em comunhão e unidade. Para pertencer exclusivamente a Deus. E proclamar Suas virtudes.
            Deus nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz.

Salmos 78: 5-7.
"Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos, a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes; para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos;"

Uma geração eleita precisa gerar uma nova geração no conhecimento e na confiança em Deus.

Nenhum comentário: