terça-feira, 18 de setembro de 2018

Apocalipse 2: 8 - 11. Carta à Igreja em Esmirna


Apocalipse 2: 8-11. Esmirna.

Apocalipse 2: 8. Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver. Esmirna – Izmir – Turquia.

Apocalipse 2: 9. Conheço a tua tribulação e a tua pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que dizem ser judeus, e não o são, porém são sinagoga de Satanás.

Jesus conhece a tribulação, a dificuldade e a oposição que enfrenta. É difícil entender que Jesus conhece as nossas lutas e não intervém, quando estamos mal acostumados com um ‘deus’ que criamos para nos servir. Mas o Deus verdadeiro é sincero – conhece a nossa tribulação, a nossa dificuldade – e diz: reúna tuas forças e enfrente teus problemas. Estás no meio de blasfemadores, de opositores, de lutas internas – estou sabendo – continua lutando.

Quando não se consegue fazer a obra, produzir a obra- o mínimo requerido é: mantenha a fidelidade.

Sinagoga dos judeus se opunham à igreja de Cristo. Eles não desafiaram o estado romano como os cristãos, mas dissimulavam, para manter seu status e sua sinagoga, logo até denunciavam os cristãos e os acusavam. Judeus sempre foram ricos e influentes em qualquer lugar que estivessem. Muitos já não seguiam à risca suas raízes, haviam também muitos prosélitos – alguns com seus próprios interesses.

Apocalipse 2: 10. Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

Não temas o que hás de padecer. Você foi provado até aqui para aprender a resistir a coisas piores.
Não há profecia, não há revelação do que Deus vai fazer, do quanto vai te levantar. Não há promessa de coisas grandes, não há elogios. Só há a exposição da realidade nua e crua. Você vai padecer. E diante disso escuta mais uma coisa: seja fiel até a morte.

Jeremias 12: 5.
Crentes de hoje despreparados para a morte, para assumir responsabilidade, para lidar com situações inesperadas.

Tribulação de dez dias – não é um período longo. Percebemos que toda vez que o número dez é mencionado na bíblia sagrada ele está ligado a provação, resistência, avaliação pois vemos até pela descrição dos 10 mandamentos vemos que 10 situações, ou 10 entidades lutam tenazmente contra o homem afim de afastá-los de Deus e vencê-los, porém o homem de Deus deve saber resistir aos 10 ataques que o ser humano estará sujeito a passar e vencendo-os reinará para sempre:
Tribulação é ser pressionado, sofrer oposição por comentários ou por leis, manifestação de pessoas, boicote, cartéis.
Coroa da vida – 1 Coríntios 9: 24-27.

Havia 1.200 crentes, 800 foram precipitados de um alto monte.

Apocalipse 2: 11. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. O que vencer, de modo algum sofrerá o dano da segunda morte.

Havia perigo de morte. Jesus não está prometendo livrar a igreja perseguida da morte. E de fato muitos cristãos foram mortos. A recompensa é sobre vencer a segunda morte. Segunda morte é a morte eterna, a separação definitiva de Deus. Quem nasce só uma vez vai morrer duas vezes. Quem nasce duas vezes só morre uma vez. E fica com a vida eterna.

Já pensou receber uma carta de Jesus ou uma pregação com esse conteúdo? Jesus não está falando de vitória, de sonhos, de promessas, de bênçãos, de restituição, de restauração, de renovo, de prosperidade, de conquistas pessoais. Fala de coisas que não queremos e não gostamos de ouvir. A carta de Jesus é palavra verdadeira – não faz maquiagem nas palavras. Existe tribulação, pobreza, dificuldade, perseguição, provas, pessoas falsas. E Ele está sabendo de tudo isso e deixa você suportar com a fé que você tem, com o que você aprendeu. Ele deixa acontecer, quer que você lute, que você aprenda mais, que aprenda a passar na prova porque vai vir mais luta ainda.

Tem coisas que aparentemente Jesus não alivia. Tem porta que Ele permite continuar fechada. Tem coisas que pedimos e não recebemos. Tem coisas que buscamos e não achamos.

Bíblia Sagrada – Várias versões
Neemias Carvalho Miranda – Apocalipse Comentário Versículo por versículo
Adolf Pohl - Comentário esperança
Hernandes Dias Lopes – Apocalipse – Comentário expositivo Hagnos
Warren W. Wiersbe - Comentário Bíblico expositivo
David Stern - Comentário Judaico
Michel Wilcock - A mensagem do Apocalipse
F. Davidson – O novo comentário da Bíblia
Willian Hendriksen – Mais que vencedores
Lawrence O. Richards - Comentário Histórico cultural

Nenhum comentário: