domingo, 14 de outubro de 2018

Apocalipse 2: 18-29. Carta à igreja em Tiatira


Apocalipse 2: 18.
"Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido:"
Anjo como termo genérico significa mensageiro. Essa carta está sendo mandada para que o pastor daquela igreja possa ler essa carta para a igreja. Uma carta que Jesus mandou João escrever.

Olhos como chama de fogo – Olhar investigador. Jesus está olhando além das aparências. Jesus está olhando dentro do coração de cada um. Os olhos como chama de fogo sabem quem é quem, quem são verdadeiramente as pessoas que estão dentro de uma igreja. Esse olhos sondam corações e mentes. Jesus como investigador e Juiz da sua igreja.

Pés como bronze reluzente – Ele chegou para fazer um julgamento, para pisar aquilo que está errado, aquilo que é falso, aquilo que é hipócrita. O perigo estava dentro da igreja. Com olhos de chamas de fogo e pés de bronze reluzente, Jesus estava pronto para passar nos corredores da igreja sondando corações.
Apocalipse 2: 19.
"Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras."

É uma igreja grande, cheia, que cresce, que realiza obras boas. A igreja aparentemente era uma bênção. Está melhor do que nos primeiros tempos. Esse é um panorama das coisas que estão em movimento. As pessoas estavam ocupadas em obras. Não realizavam somente atividades religiosas. Também construíam casas, reformavam casas. Uma igreja cheia de energia, fazendo eventos, confraternizando-se. Uma agenda cheia, um calendário anual bem construído.
Obras das mãos, obras de serviço não justificam uma pessoa. É um serviço.

Apocalipse 2: 20.
"Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos."

Existia uma mulher ali naquela igreja – falsa profetiza. Muito influente. Ensina e seduz. Ela aconselha, dá revelações. Jezabel é uma mulher forte, carismática, prestativa, sempre disponível. Se torna influenciadora. E dominadora. Todos são levados a perguntar as coisas pra ela, a pedir a orientação dela. Ela institui uma forma de buscar a Deus que não é de Deus.

Profetiza – que entra em êxtase, usa o relato há eu tive uma visão. Deus manda dizer. Deus mandou você cantar tal música. Deus mandou você falar tudo o que está no seu coração. Deu me disse que você vai ser o pastor dessa igreja. Eu vejo isso na sua vida, eu vejo você em tal lugar em tal situação.
Vir à igreja de Jesus Cristo não é vir a uma sessão de vidência. Pra saber o futuro.

Isso atrai seguidores e admiradores. E nisso reside o problema de Jesabel. Achar-se arrogante, cheia de poder de influencia. E ali começar a conduzir seus seguidores, e dominar sobre eles.
Jesabel do apocalipse – usava sua conquista, sua influencia para comandar aqueles irmãos ricos, do comércio, não tem problema você ir na festa da maçonaria. Não tem problema você estar junto com o prefeito e comer a comida consagrada ao padroeiro do grêmio dele. Profetisa Jesabel gosta mais de influenciar quem tem dinheiro ou status na cidade.

Jesabel esposa de Acabe – mandava no marido que era rei de Israel. 450 profetas de baal – tinha seguidores. 400 profetas de Asera – todos eles comiam na mesa de Jesabel – eles comiam na mão de Jesabel.
Jesabel perseguia o verdadeiro profeta de Deus Elias. 1 Reis 16: 29 – 18:

Tolerar – deixar ela fazer o que quer. Deixa ela falar o que quer. Fingir que não se está vendo as aberrações.
Nem as pessoas da igreja de Tiatira, nem o pastor não faz nada. Essa omissão Jesus está apontando como uma grande falha.

Sedução – feita com atrativos que não faz parte do original. Ou que não são necessárias.

Apocalipse 2: 21-22.
"Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição. Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita."

Dei-lhe tempo para que se arrependesse – Deus já avisou. Deus avisa. Deus avisa até pelo facebook, só não vê quem não quer, só não escuta quem não quer. E agora tembém o pastor da Jesabel está sendo avisado com essa carta. O pastor da profetiza foi avisado por Deus acerca de suas atividades ilícitas. Só não toma providencias se não quiser.
Prostituição é estar fazendo algo que Deus não aprova com o seu cargo, com a sua função, com o seu dom.

Prostrar de cama – em grande tribulação. Um trocadilho com a cama do prazer. Se não houver mudança no tempo que Deus estabelece, o juízo vem.

Seus seguidores também. Tem pessoas que seguem certas práticas porque são seduzidas, envolvidas.

Obras que ela incita – Algumas pessoas entram em ministérios errados, abraçam alguma coisa que não é de Deus pra eles incitados pela profetiza. Adotam um posicionamento, reagem de uma certa forma incitados pela profetiza, e não direcionados por Deus. Tem pessoas que pensam que estão sendo ajudadas a se levantarem, quando estão sendo incitadas a uma ilusão, a coisas que não foi Deus que prometeu.
            Pessoas são incitadas a tomar posições, a demonstrar determinadas reações. Isso é uma dominação. Um controle.

Apocalipse 2: 23.
"Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras."

            Deus sonda mentes e corações. Ele conhece as pessoas. E o resultado virá.

O juízo vem aí. Os filhos dela a defendem cegamente. Nem pensam. Falou o nome dela. Pegam em armas para defende-la. Quanto a esses seguidores, filhos, são responsáveis por suas escolhas.
Esse matar – na verdade é separar como se separa na morte. Haverá um desligamento da profetisa Jesabel e seus seguidores, e eles que eram completamente dependentes dela ficarão como mortos.

Três grupos de pessoas destacadas em relação à profetiza Jesabel.
O primeiro deles são os seus filhos na fé. Que a idolatram, que a defendem com unhas e dentes. Que querem estar junto dela todos os dias.
O segundo grupo – é um grupo de interesse, usufruem das coisas que ela faz sem pensar a respeito. Estão enganados, mas estão juntos no mesmo barco furado.
O terceiro grupo – os que estão espertos, de olhos abertos com o que ela faz. Esse é o menos grupo.

Apocalipse 2: 24-25.
"Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós;  tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha."

Jesabel e suas práticas tem sido uma carga para muitos. Está entalado no goela certas coisas que se vê sendo feitas dentro da igreja. E ninguém faz nada pra combater.
Não deixa isso tirar a tua glória não. Conserva o que você tem.

Os que a combatem são ameaçados por ela. Existe um confronto entre a profetiza e o verdadeiro profeta Elias. 1 Reis 19: 2. Sempre há confronto entre o falso e o verdadeiro. E grande parte das pessoas ficam em dúvida, se perguntando, quem é que está certo?
O que profetiza coisas da sua mente, ou o que mostra na Palavra. O que cria coisas que dá show ou que expõe a palavra. O que inventa mensagens e usa a bíblia para se fundamentar, isolando o versículo do contexto, ou o que expõe o que o texto realmente diz. Que cada um decida o caminho que quer seguir.

Coisas profundas de satanás – é uma ironia. Uma distorção feita de propósito. A profetiza Jesabel gaba-se de saber as coisas, de ter a direção. O oráculo, a revelação. De saber o que está fazendo quando incita pessoas a comportamentos esquisitos.

Ninguém é superior a outro por falar em línguas. Por que é um dom. Dom é uma concessão. Ninguém é superior ao outro por ter dom de revelação.

A vós outros, os demais, que são crentes conscientes na palavra do Senhor e na justiça. Continue firme, conserva o que você tem, não se deixe seduzir pelos movimentos psicológicos, pelos sentimentalismos passando-se como coisas espirituais.
Tenha o discernimento necessário para manter a igreja pura.

Apocalipse 2: 26-28.
"Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro;  assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã."

            Aqui está falando de liderança com autoridade espiritual. De um destaque dado por Deus. Para quem prezar as coisas de Deus como devem ser.
Em cerimônias egípcias em homenagem ao trono, o rei destroçava vasos de cerâmica como ato simbólico. Da mesma forma ele haveria de quebrar a resistência de outros impérios.
A estrela da manhã é símbolo de vencedor, como o primeiro lugar reservado no podium.

Apocalipse 2: 29.
"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."
           
A responsabilidade é sua. A decisão é sua. Quem quer se fazer de surdo tem todo o direito, mas terá também as conseqüências.

Bíblia Sagrada – Várias versões
Neemias Carvalho Miranda – Apocalipse Comentário Versículo por versículo
Adolf Pohl - Comentário esperança
Hernandes Dias Lopes – Apocalipse – Comentário expositivo Hagnos
Warren W. Wiersbe - Comentário Bíblico expositivo
David Stern - Comentário Judaico
Michel Wilcock - A mensagem do Apocalipse
F. Davidson – O novo comentário da Bíblia
Willian Hendriksen – Mais que vencedores
Lawrence O. Richards - Comentário Histórico cultural

Nenhum comentário: