Apocalipse 3: 1.
"Ao anjo da igreja em Sardes
escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete
estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás
morto."
Continuamos ouvindo o que o Espírito Santo tem a
dizer para as igrejas, pois estas mensagens de Cristo foram escritas não apenas
para as congregações do primeiro século, mas também para nos. As igrejas são
constituídas de pessoas, e a natureza humana é a mesma.
Sete Espíritos – múltiplas manifestações. 1 Coríntios
12: 8-11. Tem que ter espaço para todos. Todos os dons, todos os ministérios
são necessários. Ninguém pode manter seu talento escondido. A execução dos
talentos gera vida. Desperta outras vidas para se empenharem.
As estrelas são os pastores – o pastor de Sardes
também tem que estar nas mãos de Jesus. Ministros da Palavra. Há estrelas de
brilhos diferentes. A igreja, a direção da igreja, tem que estar nas mãos Dele.
Estrela é um ponto de orientação, não pode ser uma estrela cadente, que não se
firma no horizonte. A estrela tem que ser orientada por Jesus. Não se busca
orientação na informação de outros. Ouvindo a opinião da família mais pioneira,
mais influente. Nem no raciocínio da mente.
O problema do raciocínio é que quando se vê algo
dando certo ali, quer implantar também aqui. De considerar se a mão de Deus
também vai estar aqui. Não é o tipo de estratégia que dá certo, não é a fórmula
que dá certo. É a direção, é a unção. Deus não está nas fórmulas. Deus está nas
pessoas. E pessoas não são peças para serem encaixadas nas engrenagens do
sistema e fazer tudo girar – assim não gira. Porque pessoas são escolhidas por
Jesus, peças de engrenagens são encaixadas pelo homem.
Todos os planos da Igreja criados por homens não são
capazes de lhe dar vida, da mesma forma que um circo não é capaz de ressuscitar
um cadáver. A Igreja nasceu quando o Espírito de Deus desceu no dia de
Pentecostes (At 2), e sua vida vem do Espírito. Quando o Espírito está
entristecido, a igreja começa a perder vida e poder. Quando o Espírito é
confessado e os membros da igreja colocam a vida em ordem com Deus e uns com os
outros, o Espírito infunde nova vida - um reavivamento!
Tens nome – uma igreja de boa fama. Vê-se tudo
bonito. E diz Que bênção. Uma igreja de aparência. Que tenta mostrar o que não
é e o que não tem. Pessoas que aparentam ser santas e piedosas, cheias de Deus,
de unção. Parecem vivas quando cantam, quando pregam, quando oram, mas não tem
vida.
Uma
pessoa morta falta intimidade com Deus. No entanto podem ter uma doutrina
correta, religiosidade, exclusividade social, (visa muito estar no almoço, no
jantar da família, na confraternização do final do ano, no social) forte
mentalidade defensiva. Orgulho dos próprios feitos.
Jesus vê
atrás da fachada. Atrás da maquiagem. Jesus vê obras mortas. Obras feitas como
um teatro.
As formas estavam ali, as cerimônias, os
costumes religiosos, as tradições, os cultos; mas faltava a essência real. As
formas estavam vazias. Eles não estavam plenamente cheios com a essência.
Isaías 1: 12.
"Quando vindes para
comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios?"
Apocalipse 3: 2.
"Sê vigilante e consolida o
resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na
presença do meu Deus."
A Igreja de Sardes tem tudo a ver com a cidade de
Sardes. A igreja reflete o subconsciente do povo.
Situada no alto de uma colina, amuralhada e fortificada,
sentia-se imbatível. Precipícios íngremes protegiam a cidade, de modo que não
podia ser escalada. Seus soldados e habitantes pensavam que jamais cairiam nas
mãos dos inimigos. De fato, a cidade jamais fora derrotada por um confronto
direto. Mas a cidade orgulhosa caiu nas mãos do rei Ciro da Pérsia em 529 a.C., quando este a
cercou por 14 dias; e quando os soldados vigias estavam dormindo, ele penetrou
com seu exército por um buraco na muralha, o único lugar vulnerável, e dominou
a cidade. Um ponto despercebido, desguardado e fraco, uma rachadura oblíqua na encosta
de pedra, uma única chance em mil de um ataque noturno realizado por hábeis
escaladores, era tudo o que foi preciso para causar uma ruptura na arrogância
dos presunçosos cidadãos dessa orgulhosa capital.
Mais tarde, em 218 a.C., Antíoco Epifânio dominou a cidade da
mesma forma. E isso por causa da autoconfiança e falta de vigilância dos seus
habitantes. Os membros dessa igreja entenderam claramente o que Jesus estava
dizendo, quando afirmou: “Sede vigilantes! ... senão virei como ladrão de
noite” (Ap 3:3).
A cidade foi reconstruída no período de Alexandre
Magno e dedicada à deusa Cibele, identificada com a
deusa grega Ártemis. Essa divindade padroeira era
creditada com o poder especial de restaurar a vida aos mortos. Mas a igreja estava morrendo e só Jesus
poderia dar vida aos crentes. No ano 17 d.C. Sardes foi parcialmente destruída
por um terremoto e reconstruída pelo imperador Tibério. A cidade tornou-se
famosa pelo alto grau de imoralidade que a invadiu e a decadência que a
dominou.
O monte sobre o qual Sardes era erigida tornou-se
muito pequeno para uma cidade crescente. Assim, a Sardes antiga, a acrópole, começou a ficar
deserta e uma nova cidade surgiu nas vizinhanças. Quando o Apocalipse foi
escrito, Sardes estava enfrentando a decadência, uma morte lenta, mas certa.
Sardes – sua
localização estratégica. Sua proteção natural. Apenas um ponto de acesso
vigiado por atalaias que falharam em duas ocasiões. Já pensou, você contrata um
vigilante, ele dorme, e o ladrão entra.
O vigilante só existe porque apareceu o perigo, a ameaça. Ser
um vigilante. Estar na torre de vigia.
Habacuque 2: 1.
"Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei
sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu
terei à minha queixa."
Torre de vigia era onde ficava o vigilante, o
atalaia, para ver se algum inimigo se aproximava. Habacuque já a tem como um
lugar de oração, e vigilância espiritual.
Ezequiel 3: 17.
"Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa
de Israel; da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte."
Ministrar a Palavra não é brincadeira, não é fazer
carreira, não é dar show, chamando o povo à frente a fim de promover alguma
movimentação.
Isaías 56: 10-11.
"Os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são
cães mudos, não podem ladrar; sonhadores preguiçosos, gostam de dormir.
Tais cães são gulosos, nunca se fartam; são pastores que nada
compreendem, e todos se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância,
todos sem exceção."
O primeiro passo para a renovação em uma igreja que
esta morrendo e a consciência honesta de que há algo de errado. Em um organismo
vivo, há crescimento, conservação, reprodução e força; se esses elementos não
estiverem presentes dentro da igreja, ou ela está morrendo ou já morreu.
Consolida o resto que está a ponto de morrer – fortalece.
(Não acredita mais. Deixou o desânimo entrar).
A principal religião da cidade era o culto a Artemis,
um dos "cultos naturais" que giravam em torno dos conceitos de morte
e de renascimento. Sardes também era conhecida pela produção de vestes de lã,
um fato relevante na mensagem de Cristo para a igreja. Infelizmente, naquele
tempo a cidade não passava de uma sombra de seu antigo esplendor, e é
igualmente triste que a igreja de Sardes havia se tornado como a cidade - vivia
só de nome. Ela substituía a genuína experiência espiritual por algo simulado.
Promovido por homens.
Apocalipse 3: 3.
"Lembra-te, pois, do que
tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares,
virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra
ti."
Esteja atento ao que você tem recebido e ouvido. Não
desperdice, não jogue fora. Muda a mente. Coloca em prática o que você tem, o
que você ouviu. É preciso ter uma volta urgente à Palavra de Deus. A palavra de
Deus tem que ser usada para ensinar, repreender, corrigir e educar. A palavra
de Deus não deve ser usada para fazer promessas. Para criar expectativa de
milagre. Para convencer a vir a frente no apelo. A palavra de Deus não deve ser
usada para causar emoções. Para conduzir todo o povo numa certa direção que se
pretende. Não deve ser usada para animar, entusiasmar. Levantar o seu ego.
A igreja se torna morta, quando a palavra é usada
para outros fins.
Os vigias na entrada de Sardes dormiram, foram
rendidos. Havia paz e segurança. Quando você se sente seguro, forte e no
entanto falta vigiar uma porta de entrada.
Apocalipse 3: 4.
"Tens, contudo, em Sardes,
umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco
junto comigo, pois são dignas."
Jesus faz
a separação. Roupas brancas e alvas referem-se as obras justas que Deus nos
manda fazer.
Os crentes devem fugir de lugares, situações e pessoas que
podem ser um laço para os seus pés. Os crentes não estão sendo mortos pela
espada do mundo, mas pela amizade com o mundo.
Apocalipse 3: 5.
"O vencedor será assim
vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da
Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos
seus anjos."
No sistema jurídico oriental havia o gesto de
revestir alguém como sinal de proclamação de liberdade.
O corpo da ressurreição é como
um vestuário de glória. 2 Coríntios 5: 4. Porque, na verdade, nós, os
que estamos neste tabernáculo, gememos oprimidos, porque não queremos ser
despidos, mas sim revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.
Apocalipse 4: 4. Havia também ao redor do trono vinte e quatro tronos; e sobre
os tronos vi assentados vinte e quatro anciãos, vestidos de branco, que tinham
nas suas cabeças coroas de ouro. Apocalipse 19: 8. e foi-lhe permitido
vestir-se de linho fino, resplandecente e puro; pois o linho fino são as obras
justas dos santos. Eclesiastes 9: 8. Estejas sempre vestido com roupas
brancas, com trajes de festa, e nunca deixes de ungir a tua cabeça com o óleo
santo. Apocalipse 19: 14 Os exércitos dos céus o seguiam, vestidos de linho
fino, alvo e puro, montados em cavalos brancos.
Apocalipse 3: 6.
"Quem tem ouvidos, ouça o
que o Espírito diz às igrejas."
Bíblia Sagrada – Várias versões
Neemias Carvalho Miranda – Apocalipse
Comentário Versículo por versículo
Adolf Pohl - Comentário
esperança
Hernandes Dias Lopes – Apocalipse –
Comentário expositivo Hagnos
Warren W. Wiersbe - Comentário Bíblico
expositivo
David Stern - Comentário Judaico
Michel Wilcock - A mensagem do
Apocalipse
F. Davidson – O novo comentário da
Bíblia
Willian Hendriksen – Mais que vencedores
Lawrence O. Richards - Comentário
Histórico cultural
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