sábado, 20 de outubro de 2018

Apocalipse 3: 1-6. Carta à igreja em Sardes.


Apocalipse 3: 1.
"Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto."
Continuamos ouvindo o que o Espírito Santo tem a dizer para as igrejas, pois estas mensagens de Cristo foram escritas não apenas para as congregações do primeiro século, mas também para nos. As igrejas são constituídas de pessoas, e a natureza humana é a mesma.
Sete Espíritos – múltiplas manifestações. 1 Coríntios 12: 8-11. Tem que ter espaço para todos. Todos os dons, todos os ministérios são necessários. Ninguém pode manter seu talento escondido. A execução dos talentos gera vida. Desperta outras vidas para se empenharem.
As estrelas são os pastores – o pastor de Sardes também tem que estar nas mãos de Jesus. Ministros da Palavra. Há estrelas de brilhos diferentes. A igreja, a direção da igreja, tem que estar nas mãos Dele. Estrela é um ponto de orientação, não pode ser uma estrela cadente, que não se firma no horizonte. A estrela tem que ser orientada por Jesus. Não se busca orientação na informação de outros. Ouvindo a opinião da família mais pioneira, mais influente. Nem no raciocínio da mente.
O problema do raciocínio é que quando se vê algo dando certo ali, quer implantar também aqui. De considerar se a mão de Deus também vai estar aqui. Não é o tipo de estratégia que dá certo, não é a fórmula que dá certo. É a direção, é a unção. Deus não está nas fórmulas. Deus está nas pessoas. E pessoas não são peças para serem encaixadas nas engrenagens do sistema e fazer tudo girar – assim não gira. Porque pessoas são escolhidas por Jesus, peças de engrenagens são encaixadas pelo homem.
Todos os planos da Igreja criados por homens não são capazes de lhe dar vida, da mesma forma que um circo não é capaz de ressuscitar um cadáver. A Igreja nasceu quando o Espírito de Deus desceu no dia de Pentecostes (At 2), e sua vida vem do Espírito. Quando o Espírito está entristecido, a igreja começa a perder vida e poder. Quando o Espírito é confessado e os membros da igreja colocam a vida em ordem com Deus e uns com os outros, o Espírito infunde nova vida - um reavivamento!
Tens nome – uma igreja de boa fama. Vê-se tudo bonito. E diz Que bênção. Uma igreja de aparência. Que tenta mostrar o que não é e o que não tem. Pessoas que aparentam ser santas e piedosas, cheias de Deus, de unção. Parecem vivas quando cantam, quando pregam, quando oram, mas não tem vida.
            Uma pessoa morta falta intimidade com Deus. No entanto podem ter uma doutrina correta, religiosidade, exclusividade social, (visa muito estar no almoço, no jantar da família, na confraternização do final do ano, no social) forte mentalidade defensiva. Orgulho dos próprios feitos.
            Jesus vê atrás da fachada. Atrás da maquiagem. Jesus vê obras mortas. Obras feitas como um teatro.
As formas estavam ali, as cerimônias, os costumes religiosos, as tradições, os cultos; mas faltava a essência real. As formas estavam vazias. Eles não estavam plenamente cheios com a essência.
Isaías 1: 12.
"Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios?"

Apocalipse 3: 2.
"Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus."
A Igreja de Sardes tem tudo a ver com a cidade de Sardes. A igreja reflete o subconsciente do povo.
Situada no alto de uma colina, amuralhada e fortificada, sentia-se imbatível. Precipícios íngremes protegiam a cidade, de modo que não podia ser escalada. Seus soldados e habitantes pensavam que jamais cairiam nas mãos dos inimigos. De fato, a cidade jamais fora derrotada por um confronto direto. Mas a cidade orgulhosa caiu nas mãos do rei Ciro da Pérsia em 529 a.C., quando este a cercou por 14 dias; e quando os soldados vigias estavam dormindo, ele penetrou com seu exército por um buraco na muralha, o único lugar vulnerável, e dominou a cidade. Um ponto despercebido, desguardado e fraco, uma rachadura oblíqua na encosta de pedra, uma única chance em mil de um ataque noturno realizado por hábeis escaladores, era tudo o que foi preciso para causar uma ruptura na arrogância dos presunçosos cidadãos dessa orgulhosa capi­tal.
Mais tarde, em 218 a.C., Antíoco Epifânio dominou a cidade da mesma forma. E isso por causa da autoconfiança e falta de vigilância dos seus habitantes. Os membros dessa igreja entenderam claramente o que Jesus estava dizendo, quando afirmou: “Sede vigilantes! ... senão virei como ladrão de noite” (Ap 3:3).
A cidade foi reconstruída no período de Alexandre Magno e dedicada à deusa Cibele, identificada com a
deusa grega Ártemis. Essa divindade padroeira era creditada com o poder especial de restaurar a vida aos mortos.  Mas a igreja estava morrendo e só Jesus poderia dar vida aos crentes. No ano 17 d.C. Sardes foi parcialmente destruída por um terremoto e reconstruída pelo imperador Tibério. A cidade tornou-se famosa pelo alto grau de imoralidade que a invadiu e a decadência que a dominou.
O monte sobre o qual Sardes era erigida tornou-se muito pequeno para uma cidade crescente. Assim, a Sardes antiga, a acrópole, começou a ficar deserta e uma nova cidade surgiu nas vizinhanças. Quando o Apocalipse foi escrito, Sardes estava en­frentando a decadência, uma morte lenta, mas certa.
Sardes – sua localização estratégica. Sua proteção natural. Apenas um ponto de acesso vigiado por atalaias que falharam em duas ocasiões. Já pensou, você contrata um vigilante, ele dorme, e o ladrão entra.
O vigilante só existe porque apareceu o perigo, a ameaça. Ser um vigilante. Estar na torre de vigia.

Habacuque 2: 1.
"Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa."
Torre de vigia era onde ficava o vigilante, o atalaia, para ver se algum inimigo se aproximava. Habacuque já a tem como um lugar de oração, e vigilância espiritual.

Ezequiel 3: 17.
"Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte."
Ministrar a Palavra não é brincadeira, não é fazer carreira, não é dar show, chamando o povo à frente a fim de promover alguma movimentação.

Isaías 56: 10-11.
"Os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; sonhadores preguiçosos, gostam de dormir.  Tais cães são gulosos, nunca se fartam; são pastores que nada compreendem, e todos se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, todos sem exceção."

O primeiro passo para a renovação em uma igreja que esta morrendo e a consciência honesta de que há algo de errado. Em um organismo vivo, há crescimento, conservação, reprodução e força; se esses elementos não estiverem presentes dentro da igreja, ou ela está morrendo ou já morreu.

Consolida o resto que está a ponto de morrer – fortalece. (Não acredita mais. Deixou o desânimo entrar).

A principal religião da cidade era o culto a Artemis, um dos "cultos naturais" que giravam em torno dos conceitos de morte e de renascimento. Sardes também era conhecida pela produção de vestes de lã, um fato relevante na mensagem de Cristo para a igreja. Infelizmente, naquele tempo a cidade não passava de uma sombra de seu antigo esplendor, e é igualmente triste que a igreja de Sardes havia se tornado como a cidade - vivia só de nome. Ela substituía a genuína experiência espiritual por algo simulado. Promovido por homens.

Apocalipse 3: 3.
"Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti."

Esteja atento ao que você tem recebido e ouvido. Não desperdice, não jogue fora. Muda a mente. Coloca em prática o que você tem, o que você ouviu. É preciso ter uma volta urgente à Palavra de Deus. A palavra de Deus tem que ser usada para ensinar, repreender, corrigir e educar. A palavra de Deus não deve ser usada para fazer promessas. Para criar expectativa de milagre. Para convencer a vir a frente no apelo. A palavra de Deus não deve ser usada para causar emoções. Para conduzir todo o povo numa certa direção que se pretende. Não deve ser usada para animar, entusiasmar. Levantar o seu ego.
A igreja se torna morta, quando a palavra é usada para outros fins.
Os vigias na entrada de Sardes dormiram, foram rendidos. Havia paz e segurança. Quando você se sente seguro, forte e no entanto falta vigiar uma porta de entrada.
Apocalipse 3: 4.
"Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas."
            Jesus faz a separação. Roupas brancas e alvas referem-se as obras justas que Deus nos manda fazer.
Os crentes devem fugir de lugares, situações e pessoas que podem ser um laço para os seus pés. Os crentes não estão sendo mortos pela espada do mundo, mas pela amizade com o mundo.

Apocalipse 3: 5.
"O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos."
No sistema jurídico oriental havia o gesto de revestir alguém como sinal de proclamação de liberdade.
O corpo da ressurreição é como um vestuário de glória. 2 Coríntios 5: 4. Porque, na verdade, nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos oprimidos, porque não queremos ser despidos, mas sim revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. Apocalipse 4: 4. Havia também ao redor do trono vinte e quatro tronos; e sobre os tronos vi assentados vinte e quatro anciãos, vestidos de branco, que tinham nas suas cabeças coroas de ouro. Apocalipse 19: 8. e foi-lhe permitido vestir-se de linho fino, resplandecente e puro; pois o linho fino são as obras justas dos santos. Eclesiastes 9: 8. Estejas sempre vestido com roupas brancas, com trajes de festa, e nunca deixes de ungir a tua cabeça com o óleo santo. Apocalipse 19: 14 Os exércitos dos céus o seguiam, vestidos de linho fino, alvo e puro, montados em cavalos brancos.

Apocalipse 3: 6.
"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."

Bíblia Sagrada – Várias versões
Neemias Carvalho Miranda – Apocalipse Comentário Versículo por versículo
Adolf Pohl - Comentário esperança
Hernandes Dias Lopes – Apocalipse – Comentário expositivo Hagnos
Warren W. Wiersbe - Comentário Bíblico expositivo
David Stern - Comentário Judaico
Michel Wilcock - A mensagem do Apocalipse
F. Davidson – O novo comentário da Bíblia
Willian Hendriksen – Mais que vencedores
Lawrence O. Richards - Comentário Histórico cultural

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