quarta-feira, 13 de maio de 2020

Gatilhos mentais para vendas com arte e eficácia


Lançando mão dos gatilhos mentais para confirmar uma decisão.


Gatilhos mentais são diretrizes que o cérebro adota para que não seja necessário raciocinar, ponderar, refletir toda vez que precisa tomar uma decisão. É como que uma decisão automática, espontânea, automática, na certeza que está tomando a decisão correta.
Na vida agitada dos dias atuais, decisões tem que ser tomadas o tempo todo. Mas as pessoas já estão acostumada a ter a mesma reação e consequentemente a mesma decisão.

Imagine um vendedor ambulante que passa na porta da sua casa oferecendo produtos. A maioria das pessoas está acostumada a dizer não automaticamente. Às vezes acontece de o vendedor já ter dobrado a esquina, e a pessoa que o dispensou, cai em si dizendo consigo mesma: - Puxa, devia ter comprado aquele produto, estou realmente precisando, e o preço era ótimo. Mas o vendedor já se foi e a oportunidade foi perdida. Se aquele mente tivesse sido ligada no momento certo...


Bom, digamos que seja perfeitamente possível alimentar ou instalar gatilhos mentais que levem a uma decisão diferente. Fazendo com que o cérebro reaja rápido e de acordo com a necessidade da pessoa, considerando a oferta de venda que lhe é dirigida.
Voltando ao caso da pessoa que literalmente perdeu a compra, os gatilhos mentais corretos poderiam ter disparado naquela hora alertando o cérebro da sua necessidade e proveitosa oportunidade. Tudo muito rápido, decisão tomada, aquisição efetuada.
Outro caso, completamente oposto ao primeiro é quando uma pessoa está apenas pensando em comprar um produto. Pesquisa sobre o produto, perde noites de sono pensando se realmente compensar comprar, se não vai se endividar por conta disso, se não é melhor esperar o décimo terceiro, se não seria melhor comprar uma outra marca qualquer, por ter ouvido falar ou ser mais em conta, e assim por diante.
Nessa quase infinita indecisão os gatilhos mentais são bombásticos na efetiva tomada de decisão, ao concluir, sim, é realmente disso que eu preciso, e o tempo é agora. Um leve toque no lugar certo desemboca em grandes possibilidades.

Existem dois sistemas de pensamento, o pensamento que decide rapidamente levando em conta as informações e costumes habituais. E o pensamento que vagueia, que pondera, que adia uma decisão.
Longe de ser uma intromissão ou indução, mas despertar a tomada de decisão pela apresentação do produto em conformidade com a necessidade e a vontade de possuir o mesmo. Quase sempre há uma briga entre a razão e o coração, e antes que o coração medroso possa sobrepujar o cérebro indeciso, o gatilho certo leva o cérebro a tomar a decisão, baseado nas qualidades do produto apresentado.


Descubra e invista nessa ferramenta em potencial. Dispare essa ideia. Não perca a oportunidade de aprofundar-se nessa área tão preciosa e decisiva para as suas vendas alavancarem.

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