Lançando mão dos gatilhos mentais para confirmar uma decisão.
Gatilhos mentais são diretrizes
que o cérebro adota para que não seja necessário raciocinar, ponderar, refletir
toda vez que precisa tomar uma decisão. É como que uma decisão automática,
espontânea, automática, na certeza que está tomando a decisão correta.
Na vida agitada dos dias atuais,
decisões tem que ser tomadas o tempo todo. Mas as pessoas já estão acostumada a
ter a mesma reação e consequentemente a mesma decisão.
Imagine um vendedor ambulante que
passa na porta da sua casa oferecendo produtos. A maioria das pessoas está
acostumada a dizer não automaticamente. Às vezes acontece de o vendedor já ter
dobrado a esquina, e a pessoa que o dispensou, cai em si dizendo consigo mesma:
- Puxa, devia ter comprado aquele produto, estou realmente precisando, e o
preço era ótimo. Mas o vendedor já se foi e a oportunidade foi perdida. Se aquele mente tivesse sido ligada no momento certo...
Bom, digamos que seja
perfeitamente possível alimentar ou instalar gatilhos mentais que levem a uma
decisão diferente. Fazendo com que o cérebro reaja rápido e de acordo com a
necessidade da pessoa, considerando a oferta de venda que lhe é dirigida.
Voltando ao caso da pessoa que literalmente
perdeu a compra, os gatilhos mentais corretos poderiam ter disparado naquela
hora alertando o cérebro da sua necessidade e proveitosa oportunidade. Tudo
muito rápido, decisão tomada, aquisição efetuada.
Outro caso, completamente oposto
ao primeiro é quando uma pessoa está apenas pensando em comprar um produto.
Pesquisa sobre o produto, perde noites de sono pensando se realmente compensar
comprar, se não vai se endividar por conta disso, se não é melhor esperar o
décimo terceiro, se não seria melhor comprar uma outra marca qualquer, por ter
ouvido falar ou ser mais em conta, e assim por diante.
Nessa quase infinita indecisão os
gatilhos mentais são bombásticos na efetiva tomada de decisão, ao concluir, sim,
é realmente disso que eu preciso, e o tempo é agora. Um leve toque no lugar certo desemboca em grandes possibilidades.
Existem dois sistemas de
pensamento, o pensamento que decide rapidamente levando em conta as informações
e costumes habituais. E o pensamento que vagueia, que pondera, que adia uma
decisão.
Longe de ser uma intromissão ou
indução, mas despertar a tomada de decisão pela apresentação do produto em
conformidade com a necessidade e a vontade de possuir o mesmo. Quase sempre há
uma briga entre a razão e o coração, e antes que o coração medroso possa
sobrepujar o cérebro indeciso, o gatilho certo leva o cérebro a tomar a
decisão, baseado nas qualidades do produto apresentado.
Descubra e invista nessa
ferramenta em potencial. Dispare essa ideia. Não perca a oportunidade de
aprofundar-se nessa área tão preciosa e decisiva para as suas vendas
alavancarem.
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