sexta-feira, 16 de outubro de 2020

A oração do Pai Nosso

Mateus 6: 9.
Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o Teu nome. 
 
Esse modo de orar nos demonstra os objetivos e os pontos essenciais de uma oração diária, assim como a forma de se portar e se dirigir a Deus.
 
Pai - há afetividade, intimidade, paternidade. Pai é o provedor, o protetor, o herói. O Pai é Aquele que sabe tudo. Aquele que deve ser honrado. 
 
Nosso - há pluralidade, universalidade. Um indivíduo não tem exclusividade. O Pai é Pai de grande família, que considera muito a comunidade muitas vezes em demérito da individualidade. 
 
Que estás nos céus - Deus está nos céus. Não é necessário peregrinação para algum lugar "sagrado" na terra - Deus não está ali. Não é necessário ir neste ou naquele templo pensando que Deus se faz presente somente ali. Deus está nos céus, e de qualquer lugar é possível contemplar os céus.
 
Santificado seja o Teu Nome - "O Nome" é a própria pessoa. Que O Nome do Pai, que o próprio Pai seja reconhecido Santo. Separado de todos os deuses criados pelo homem. Que o Deus Pai seja conhecido, e esse conhecimento de Sua Santidade seja espalhado por toda a terra.
 
A oração é espontânea, viva e eficaz. Acontece que muitas vezes durante a oração perdemos o foco desviamos o pensamento para imaginações. O conhecimento da oração do Pai Nosso nos proporciona orar de forma mais alinhada e com propósito.

 

Nenhum comentário: