domingo, 2 de agosto de 2020

Grande voz como de Trombeta

 


Apocalipse 1: 10b... e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta.
 
Uma constante no livro de Apocalipse é a utilização da figura de linguagem chamada 'comparação' a qual é efetivada pela preposição "como".
 
João ouviu grande voz "COMO" som de trombeta.
A voz é forte, poderosa, sobrenatural. Não é a voz de um homem apenas, é a voz de Deus. Não é a voz de quem chama para conversar apenas, é uma voz de Quem tem Autoridade, uma voz que anuncia, que "trombeteia", uma voz como o toque, como o som de uma trombeta.
 
As trombetas foram usadas nos quarenta anos de deserto. Serviam para convocar a congregação e para anunciar a partida dos arraiais (Nm 10: 1 - 2). 
 
A voz das trombetas convocava o povo a se reunir e anunciava a hora de partir.
 1 Tessalonicenses 4: 16. Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
 
A voz da trombeta é um sinal de aviso:
Ezequiel 33: 4. então todo aquele que ouvir o som da trombeta, e não se der por avisado, e vier a espada, e o levar, o seu sangue será sobre a sua cabeça.
 
A voz de trombeta que João ouviu quer dizer duas coisas em uma: "Chegou a hora do povo ser reunido para partir e cada um dê-se por avisado".

Nenhum comentário: