domingo, 9 de agosto de 2020

Sete candelabros de ouro

 

Apocalipse 1: 12. Eu virei para ver quem falava comigo e vi sete candelabros de ouro.
 
Tendo ouvido atrás de si a voz forte, João não se contém apenas em ouvir. A curiosidade o levou a virar-se, a voltar-se para trás, justamente para ver o dono daquela voz. Imagina o espanto de João ao se deparar com um cenário e uma "Figura Sobre-humana" surpreendente.
 
Os sete candeeiros, luzeiros, são a representação espiritual das sete igrejas, (Ap 1: 20), provavelmente dispostas em círculo, como que unidas, formando para quem olhar de longe, uma grande bola de luz.
João vê em primeiro lugar o cenário da igreja - candelabro; candeeiro - cada candeeiro distinto um do outro, no entanto, em unidade. Cada candeeiro é portador de luz. Não possui luz própria, mas sua luz é proveniente do "incendiar" do azeite - que representa o fogo do Espírito Santo.
 
Enquanto a candeia (mais simples), representa uma pessoa, o candeeiro (bem mais elaborado), representa a igreja. Possui uma base, uma haste de prolongamento e por fim o suporte da lâmpada propriamente dita. Essa igreja, com uma base sólida e um mecanismo de alcance.
 
João viu a igreja, que no seu contexto físico era perseguida e assolada, mas na esfera espiritual, cheia de luz.
 
 

Nenhum comentário: