domingo, 2 de agosto de 2020

Uma carta vinda do céu

Apocalipse 1: 4a. João, às sete igrejas que estão na Ásia: 
 
João tem credibilidade. É conhecido, reconhecido e respeitado em muitos lugares, em muitas igrejas. João é o apóstolo sobrevivente às perseguições sofridas pela igreja. Mais de 60 anos foram transcorridos desde que Jesus subiu aos céus. 
 
João viu e ouviu Jesus inúmeras vezes, foi guardado para essa missão especial, ver e ouvir a revelação, o apocalipse, escrever e enviar para sete igrejas na Ásia. Sete (7), é um número simbólico, significa plenitude, totalidade. Certamente havia mais igrejas na Ásia, portanto, as sete escolhidas, também o foram por um propósito.
 
O fato de ter sido devidamente endereçada, não significa que a carta do Apocalipse tenha validade somente para aquelas igrejas e para aquela época. Se assim fosse todas as cartas do Novo Testamento não valeriam para nós, porque todas são endereçadas a determinada igreja ou pessoa.
 
O fato é que toda escritura inspirada por Deus transcende o tempo, a época, o contexto histórico, social e geográficos, embora estes tenham que ser considerados e compreendidos, mas de forma alguma podem ser excludentes.
 
Em suma, parafraseando a dedicatória, posso destacar:
- João, a todas as igrejas em todos os lugares até a consumação dos séculos.
 

Nenhum comentário: