quinta-feira, 9 de julho de 2020

O esforço debaixo do sol

Eclesiastes 1: 3. Qual é a vantagem que o homem consegue com o seu trabalho em que se esforça tanto debaixo do sol?
 
Vantagem, proveito, ganho. É exatamente o oposto de 'vaidade'. Nessa visão natural de debaixo do sol é difícil encontrar ou definir com estilo uma "vantagem". O trabalho, o esforço são para essa vida. É a parte humana que se gasta, se consome, se acaba, se finda em si mesma.
 
No entanto, em todo trabalho há proveito. Sob uma outra ótica, a da comparação com "meras palavras" e observação prática da vida, provérbios nos afirma isso.
 
Provérbios 14: 23. Em todo trabalho há proveito; meras palavras, porém, só encaminham para a penúria.
 
Há uma vantagem no esforço do trabalho que é conseguir alguma melhora no seu modo de vida n'algum tempo posterior. É não sofrer necessidade no "tempo do inverno" - exemplo da formiga que trabalha muito no verão.
 
Uma outra vantagem que o trabalho e o esforço traz é no campo moral. Quem se ocupa e se dedica ao trabalho mais dificilmente adentra em práticas ilícitas. O trabalho pode ser o meio de modelagem do caráter, de criar disciplina e determinação.
 
Embora o pregador esteja questionando a vantagem ou o proveito do esforço e do trabalho (quem sabe o excesso ou o propósito empreendido) nós precisamos sim encontrar uma resposta positiva para essa atividade e atributo que Deus estabeleceu ainda no Éden - Adão foi incumbido de cultivar e guardar o Jardim.
 
 A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, céu, atividades ao ar livre e natureza

 
Trabalhar, empreender e se esforçar é observado por Deus. (Juízes 6: 11) Gideão foi chamado para a obra de Deus ao ser observado no esforço e engenhosidade do seu trabalho.
Deus nos observa em tudo, inclusive em nosso trabalho, Ele procura qualificações similares para trabalhar em Sua obra.
 

Nenhum comentário: