sábado, 25 de julho de 2020

Solilóquio - conversando consigo mesmo

Eclesiastes 1: 16-17. Falei eu com o meu coração: “Eu me tornei um grande homem, muito mais sábio do que todos os que governaram Jerusalém antes de mim. Eu realmente sei o que é a sabedoria e o que é o conhecimento.”
Assim, procurei descobrir o que é o conhecimento e a sabedoria, o que é a tolice e a falta de juízo. Mas descobri que isso é o mesmo que correr atrás do vento.
 
Solilóquio é quando conversamos com nós mesmos, uma conversa diante do espelho, falando consigo mesmo. Como diz um adágio popular, quando uma pessoa é surpreendida falando sozinha, ela assim justifica: "- Estou aqui falando com os meus botões".
 
O Eclesiastes conversou consigo mesmo, refletiu e concluiu que tinha se tornado grande e sábio, tinha "estudado" a filosofia da vida, desde as tolices até a extrema sabedoria. Então ele conclui: "Tudo isso não me satisfez, continuo sentindo um vazio, e todo o meu esforço em me tornar grande e sábio tem sido vão, me sinto como alguém que correu a vida inteira atrás do vento e nada encontrou.
 
A vida, os projetos, as realizações quando tem o fim em si mesmos, quando o foco e o objetivo não são glorificar a Deus deixam apenas um vazio na alma e no coração.
 
Essa conversa com o próprio coração, com o próprio eu é importante para descobrir isso e a partir daí, tomar uma posição consciente e definitiva em Cisto Jesus.
 
Pois tudo o que fizermos sem Deus e não para Deus incorre no vazio do nosso coração. O único que nos preenche é Jesus Cristo.
 
 

Nenhum comentário: